Ufam recebe visita de alunos do Parfor de Boa Vista do Ramos

Ao todo, são 25 alunos do Curso de Educação Física do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) do município de Boa Vista do Ramos (distante a 269 quilômetros da capital), que realizam desde terça-feira, 29, visita a Universidade com término para sexta-feira, 1º de novembro.
Com o apoio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e da Pró-reitoria para Assuntos Comunitários (Procomun), a visita dos estudantes do Parfor objetiva integra-los ao contexto organizacional, visando oferecer maior qualificação, além de dar a oportunidade de conhecer os projetos relacionados à área de conhecimento.
Na terça-feira, os alunos conheceram o Centro Esportivo do curso de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), como também as instalações da Vila Olímpica e do Centro Social Urbano (CSU/Parque 10). De acordo com  a professora Rita Puga, os estudantes ficaram surpreendidos com a estrutura encontrada na Universidade.
Ainda segundo a professora, na programação, os estudantes terão aulas de hidroginástica, de habilidades motoras e visita monitorada ao Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde). Com isso, completam 40 horas de Atividades Complementares obrigatórias no curso. “No caso deles, é importante a realização dessas atividades para que no futuro possam desenvolver atividades nas escolas do município”, disse Rita Puga.                 
Representante de turma, o estudante Genoson Cruz da Silva, 38, destaca a importância da visita como forma de crescimento acadêmico. “Vamos aproveitar ao máximo os quatro dias de visita aos projetos da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), adquirindo todo conhecimento necessário para nortear projetos que serão desenvolvidos em nosso município”, comenta.   
Para a vice-representante, a estudante Maria Orleny Correa Mendes, 30, ressalta a relevância de conhecer os projetos desenvolvidos na capital, pois a carência existente naquele município se distancia da realidade local. “Com esse contato, estamos obtendo mais conhecimento em nossa área de atuação, no sentido de congregar e levar esse conhecimento para aplicação em nossas Escolas”, finaliza Orley Mendes.   
FONTE: UFAM

O que é o Parfor?

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação (MEC), por meio dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente, em colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados e Municípios e das Instituições Públicas de Educação Superior (IPES), neles sediadas, com fins à melhoria da formação do corpo docente brasileiro.