A história do município se prende diretamente à de Maués.



Apresentamos aos nossos nobres leitores a história de Boa Vista do Ramos ou da Paróquia de Boa Vista do Ramos, como queiram, entrelaçando-se, extraída do Livro Clarões de Fé no Médio Amazonas. (pág. 223-224). Considerando importante a disponibilização de fontes sobre a história do município, até então pouco explorada, achamos que este documento é essencial para que possamos ajudar a quem busca essas fontes.


Eis um pouco da história:


1936- Constrói-se uma capelinha de barro. em cujo altar venera-se uma estampa de Nossa Senhora Aparecida. O povo chama-a "Aparecida da Luz" e os pescadores a invocam também como "Senhora dos Navegantes".


1938- O oratório ganha uma estatueta de S. Sebastião, oferecida pelo Senhor Graciliano Farias, que organiza a Irmandade do Santo.


1940- O pequeno oratório é substituído por uma nova capela, em que adquire maior destaque e devoção S. Sebastião.


1961- É criado o município de Boa Vista do Ramos,com Lei de 13 de abril.


- A 11 de maio, no almoço com o Núncio Lombardi no Palácio Rio Negro, o Prelado de Parintins congratula-se com o Governador Gilberto Mestrinho pela criação do Município de Boa Vista.
-No dia 26 de maio Dom Arcângelo visita Boa Vista para estudar a possibilidade de instituir uma paróquia no lugar. E sendo a capela pequena e faticente, projeta uma maior a ser levantada na ponta da Senhora Cândida Pimentel; por isso pede que por enquanto se junte pedra no lugar; o que o povo realiza alegremente no mês de novembro com a presença dos padres Sante e Silvio.


1964- Com a extinção dos municípios chamados "fantasmas"cai também o de Boa Vista do Ramos, que teria sido justo manter.


1966- A queda do município reduz a previsão do crescimento da vila e enfraquece a idéia da transferência da capela; por isso a Escola, oferecida pelo Bispo, é construída no lugar tradicional, ao lado da velha capela.
   No mesmo ano o pastoreio de Boa Vista do Ramos é confiado ao Pe. Henrique Pagani, de Barreirinha, que realiza um bom apostolado.


1968- No mês de março o "Santa Maria", motor do Prelado, transporta material de construção destinado a uma mini-residência de padres em Boa Vista.


1970- A 1º de maio o Pe. Pagani passa a trabalhar em Parintins e a região de Boa Vista volta a ser confiada aos padres de Maués.


- O Pe. João Andena lança os alicerces da projetada igreja em alvenaria, logo atrás da velha capela.


- A 30 de outubro o Bispo administra 101 crismas e 200 Comunhões.


1974- O Pe. Gabriel Módica, coadjutor de Maués, toma conta da região de Boa Vista.
Cuida logo da construção da nova capela e dedica-se com incomum interessamento ao progresso da Vila e da região, ao ponto de ser chamado pelo povo "Governador do Ramos".


1977- Pelo Pe. Gabriel é levantada a projetada mini-residência paroquial.


1979- Pe. Gabriel vai para Itália em viagem de férias e estudos e é substituído pelo Pe. Henrique Pagani, durante sua ausência.


1980- Em agosto Pe. Henrique vai de férias para a Itália e o Pe. Gabriel volta novamente a cuidar de Boa Vista do Ramos.


A FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO

Em 1798 é fundada a Aldeia de Luséa. No decorrer da primeira metade do século XIX, a região é palco de sangrentos conflitos entre brancos e índios, sendo também afetada pela sedição dos cabanos. Quando, em 1850, é criada a Província do Amazonas, Lusea é um dos 14 municípios existentes. 


Destacando-se por seu progresso em 1892, tem seu nome mudado para Maués e em 1895, passa a ser sede de comarca. 

Em 10.12.1981 pela Emenda Constitucional nº 12, a Vila de Boa Vista do Ramos, mais outros territórios do município de Maués, além de áreas adjacentes dos municípios de Barreirinha e Urucurituba, passam a construir o novo município de Boa Vista do Ramos.

A trajetória do então povoado de Boa Vista, desenrolou-se da seguinte maneira: através do Decreto-Lei Estadual nº 196, de 01.12.1938, o povoado de Boa Vista foi elevado a categoria de Zona Distrital.

Na administração do Governador Dr. Plínio Ramos Coelho, através da Lei nº 117 de 29.12.1956, foi estabelecida uma nova ordem de divisão territorial, administrativa e judiciária para o estado do Amazonas, passando o então povoado de Boa Vista, a condição de sub-distrito do município de Maués. 

Com a publicação da Lei nº 1 de 12.04.1961, fato ocorrido já no governo do Prof. Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, fica criado o município com a denominação de Boa Vista do Ramos em virtude do mesmo situar-se geograficamente no Paraná do Ramos. 

Na administração do Governador Dr. Arthur Cezar Ferreira Reis, através da Lei nº 41, de 24.07.1964, foram extintos todos os municípios criados pela Lei nº 1, de 12.04.1961, com base no fato de que nos mesmos nunca havia acontecido processo eleitoral, sendo suas áreas reincorporadas aos municípios dos quais haviam sido anteriormente desmembrados, no caso Boa Vista do Ramos, voltou à condição de subdistrito do Município de Maués, Lei nº 1.012, de 31.12.1970, fato ocorrido já no governo do Sr. Danilo Duarte de Mattos Areosa.

Durante a administração do Governador Dr. José Lindoso, por força da Emenda Constitucional nº 12, de 10.12.1981, promulgada pela Mesa da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, o sub-distrito de Boa Vista do Ramos, volta à condição de município, desmembrado dos municípios de Maués, Urucurituba e Barreirinha. 

Seus limites geográficos foram estabelecidos através do Decreto nº 6.158, de 25.02.1982. 
A instalação do município verificou-se com a realização das eleições gerais de 1982, mediantes a posse do prefeito, vice-prefeito e câmara de vereadores.

Localização de Boa Vista do Ramos. Fonte da Imagem: Google Map Link

Significado do Nome

Podemos dizer que Boa Vista do Ramos, originou-se com as primeiras casas de palha, ainda no século passado, onde se destacava como líder principal, o Sr. Antero Roberto Pimentel, conhecido também como “Antero Gaivota”, comerciante, proprietário da casa comercial “Boa Vista”. Daí o nome que deu origem a Comunidade de “Vila de Boa Vista”. Já no início deste século ela adquiria conotação de povoado com a chegada das famílias de Bento Barroso Pinheiro dos Santos, Hermínio Rolim da Cruz, José Dinelly Pimentel e Graciliano Farias dos Santos.    Fonte: ferias.tur

POPULAÇÃO DE BOA VISTA DO RAMOS

Em Boa Vista do Ramos temos ao todo 2.672 domicios ocupados e contamos com o crescimento populacional de 42,35% na última década, somando ao todo uma população de 14.921 pessoas, sendo 7.948 homens e 6.973 mulheres.
Em Boa Vista do Ramos são 1,14 homens para cada mulher e 0,88 mulheres para cada homem.

Contando também com uma população rural de 7.400 pessoas e população urbana de 7.521 pessoas.

Domícilios ocupados em Boa Vista do Ramos: 2.672
Crescimento populacional em Boa Vista do Ramos: 42,35% (10 anos)
População de Boa Vista do Ramos: 14.921
População masculina de Boa Vista do Ramos: 7.948 homens em Boa Vista do Ramos
População feminina de Boa Vista do Ramos: 6.973 mulheres em Boa Vista do Ramos
Em Boa Vista do Ramos temos 1,14 homens para cada mulher
Em Boa Vista do Ramos temos e 0,88 mulheres para cada homem
Em Boa Vista do Ramos temos a população urbana de 7.521 pessoas
Em Boa Vista do Ramos temos a população rural de 7.400 pessoas

Crescimento populacional do Boa Vista do Ramos

Em Boa Vista do Ramos temos o crescimento populacional de 42,35%, nos últimos 10 anos, sendo a população de 10 anos atrás composta de 8.602 pessoas e com o crescimento chegou ao total de 14.921, aumentando de 4.020 mulheres para 6.973 e de 4.582 homens para 7.948.

Fonte: populacaodobrasil.com