Presos fazem motim em cadeia de Maués

Detentos da Unidade Prisional do Município de Maués, a 268 km de Manaus, iniciaram uma rebelião nas celas da unidade na manhã desta quarta-feira (21). O motim foi confirmado ao G1 pelo secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), coronel Bernardo Encarnação.


Segundo Encarnação, ainda não há informações sobre a situação no local. Ele informou que a Polícia Militar (PM) deslocou homens do Comando Especializado de Manaus para conter a situação na unidade.
Conforme dados do coronel, a cadeia de Maués faz custódia de presos condenados e provisórios. Atualmente, 186 detentos estão no local.

Rebeliões
Já chega a quatro o número de rebeliões em presídio no Amazonas em menos de 30 dias. Nesta segunda-feira (20), internas da ala feminina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no Km 8 da BR-174 (que liga Manaus a Boa Vista), fizeram rebelião de cerca de quatro horas para protestar contra a má qualidade da água na unidade. No sábado (17), presos do Centro de Detenção Provisória (CDP), também na BR-174, se rebelaram. 

Os internos mantiveram sete reféns, entre eles cinco agentes disciplinares, um enfermeiro e um advogado. Na segunda, dia 19, um outro tumulto envolvendo 13 detentos provocou tensão no Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), no km 8 da rodovia BR-174. Não houve feridos, nem reféns durante a confusão.

No fim do mês de outubro, detentas da ala feminina da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, atearam fogo em colchões do presídio. O incidente ocorreu no dia 26 de outubro e deixou pelo menos três presas feridas.

Casos isolados
Em entrevista ao G1 nesta terça, o secretário adjunto de Sejus, coronel Bernardo Encarnação, definiu os casos recentes de motins nas unidades como 'fatos isolados', e ressaltou a importância de reforçar os procedimentos de segurança na capital.

Fonte: G1