Alunos de Boa Vista dos Ramos utilizam a Poesia como complemento a pesquisa científica‏

Foto: Arquivo da Internet
Boa Vista do Ramos, município localizado no interior do Amazonas a exatos 271 km da capital Manaus (em linha reta), possui uma população média de 15 mil habitantes e a história da cidade se entrelaça com o município de Maués. 

Antes Aldeia de Lusea, hoje um município rico em tradição e cultura. E foi nesse município que a equipe do Programa Ciência na Escola ancorou para conhecer o projeto ‘’Estímulo a Leitura: Ler é uma descoberta’’.
Mesmo com apenas um projeto PCE aprovado, a cidade fez do dever uma satisfação, trabalhando juntamente com os cinco jovens pesquisadores o prazer de ler. A professora coordenadora Célia Maria implantou em várias turmas a hora da poesia, onde alunos das mais diversas séries da Escola Estadual Mª Isabel dos Santos aprenderam o que é poesia, como se compõe uma e de que forma ela faz parte da história da nossa língua.


A poesia é um gênero lírico, que retrata o que a pessoa está vivendo ou sentindo em determinando momento, dependendo sempre da imaginação do autor ou do leitor. Definida ainda como um gênero textual a poesia proporcionou ao grupo de pesquisa de BVR a oportunidade de trabalhar a leitura, redação e ortografia das mais diversas formas.

Os bolsistas podem até ser apenas cinco, mas a escola inteira demonstrou interesse e abraçou o projeto, com uma sala de aula lotada a coordenadora dividiu em grupos o trabalho dentro do universo da pesquisa, proporcionando a todos a oportunidade de aprenderem igualmente.

Na escola poesia se tornou mais do que apenas instrumento de interpretação textual, é também um método que auxilia os alunos a ‘’quebrar o gelo’’ e se prepararem melhor para apresentações orais no município e até mesmo em trabalhos escolares.

A poesia aplicada como projeto de pesquisa científica além de instigar os bolsistas à fundamentação teórica também enriquece instantaneamente o vocabulário desses alunos, tornando-os capazes de sugerir uma linguagem mais formal e de certa forma científica.

Para a coordenadora do projeto, a professora Célia Maria, a ideia de utilizar a poesia como pesquisa, foi pensando nos benefícios na construção das mesmas, “o método de pesquisa da linguagem poética, é mais que encaixar palavras e dar sentido a elas, é tornar a leitura um hábito necessário para ser utilizado em qualquer campo do conhecimento, preparando esses bolsistas para a faculdade e quem sabe a carreira científica’’, destacou.

A poesia é uma das formas de linguagens que misturam arte e imaginação do autor conforme sua visão de mundo, e já possui muito tempo de estrada, onde estudiosos dataram as primeiras formas de linguagem poética ainda no terceiro milênio A.C na Suméria (na Mesopotâmia que hoje é o Iraque) encontrada em escrita em tabletes de argila. 

Se depender da motivação dos bolsistas da Escola Estadual Mª Isabel dos Santos, o município de Boa Vista do Ramos será ponto positivo dentro da pesquisa científica na área linguística no Amazonas, e os méritos desses feitos fica por conta de cada um que multiplicador desta iniciativa no PCE.

Fonte: Blog Coari em Destaque