Sócrates deu sua parcela de contribuição em Conceição do Coité

Neste mês de dezembro completam exatos, seis anos que a Caravana do Esporte ESPN Brasil numa parceria com o UNICEF esteve em Conceição do Coité,na delegação grandes nomes do esporte nacional percorreram várias cidades brasileiras, dentre elas Conceição do Coité.Na comitiva estava o ex- jogador do Corinthians e seleção brasileira doutor Socrates, aquele mesmo que ganhou fama com o talento de criar jogadas de calcanhar.Foram três dias na cidade, de acompanhamento no desenvolvimento esportivo de crianças e adolescentes no ginásio de esportes e escolas municipais.

No primeiro ano do projeto, em 2005, foram atendidas 9 mil crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, alunos da rede pública de ensino, e 1.300 professores. Os municípios atendidos foram Alcântara (MA), Soure (PA), Caarapó (MS), Boa Vista do Ramos (AM), Curaçá-BA, Formosa (GO), Palmeira dos Índios (AL), Santarém-PA, Caracol (PI) e Conceição do Coité (BA).

O projeto continua, até o mês de outubro, sem Sócrates, ja que o mesmo vinha a mais de seis meses, fazendo tratamento de saúde,  a Caravana do Esporte passou pelas cidades de: Cruz (CE) , São Paulo (SP) , Catolé do Rocha (PB), Trancoso (BA), Rio de Janeiro (RJ), Assaré (CE), Piatã (BA), Peixe (TO), Viçosa do Ceará (CE), prestando atendimento a 24.800 crianças e adolescente, e 1.280 professores.

A Caravana é fruto da aliança entre 3 instituições:
A ESPN Brasil – um canal de TV por assinatura que acredita e trabalha pela educação e inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte para todos. Proporciona visibilidade no impacto do esporte educacional nas comunidades visitadas, bem como dá voz para que elas expressem seus anseios e possibilidades. Além disso, promove a mobilização de atletas e ex-atletas na causa social e pela questão da criança e do adolescente no Brasil;
 O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cuja principal missão é assegurar que cada criança e adolescente tenha seus direitos fundamentais integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Atua no Brasil desde 1950, destacando-se por fazer valer uma das leis mais avançadas na defesa desses direitos: o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
   
O Projeto Caravana do Esporte representa um movimento de ação social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, que reúne professores, atletas, instituições, organizações esportivas da sociedade civil e se traduz em ação de atendimento direto a crianças, adolescentes, professores da rede pública, educadores comunitários e lideranças comunitárias desenvolvidas em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Além de Sócrates, fazia parte da caravana em 2005: Ana Moser, Wladimir Rodrigues, Lars Grael, Patrícia Medrado, Claudinei Quirino, Flávio Honorato, Norminha, Dayane Camillo, entre outros, todos voluntários.

Fonte: Calila Notícias