Ações do Iteam chegam ao interior para atender produtores

No  dia 10 de dezembro, a entrega prevista era para o município de Boa Vista do Ramos, mas, um problema no sistema de comunicação na sede do ITEAM, adiou a entrega para data ainda não marcada.

Um dos compromissos do Governador Omar Aziz com os produtores rurais do Amazonas, a titularização de terras, segue em ritmo acelerado. O Iteam - Instituto de Terras do Amazonas, orgão  responsável pela regularização fundiária no estado, já tem um calendário de ações de até o mês de dezembro, para a entrega de títulos de propriedade da terra, definitivos e provisórios.  As ações têm inicio no dia 22 de outubro e vão até o fim de dezembro. Essa, a titularidade, é uma necessidade antiga e a principal reinvindicação dos produtores rurais do estado, e até o fim do ano, mais de duas mil famílias receberão o documento.

Com os títulos em mãos, os trabalhadores começam a pensar em aumentar suas produções, já que o documento possibilita um avanço na vida dos agricultores. “Com os títulos eles podem ter acesso às linhas de crédito, fazendo financiamentos e investimentos para a melhoria da produção. É a garantia de que eles estão realmente trabalhando para um futuro melhor”, explica o presidente do Iteam Wagner Santana.  “É uma prioridade imposta pelo governador Omar Aziz,  já que ele tem ido com frequência ao interior e sabe das necessidades dos produtores. Nós temos nos esforçado para dar essa contribuição aos  trabalhadores da agricultura do interior”, garante Wagner.

No cronograma  de atendimentos, os técnicos do Iteam já cumpriram as entregas previstas no dia 22 de outubro em Pauiní e Paraná da Eva, 12 de novembro em Codajás, 19 de novembro em Careiro da Várzea e 26 de novembro em Barreirinha, no baixo Amazonas.

No  dia 10 de dezembro, a entrega prevista era para o município de Boa Vista do Ramos, mas, um problema no sistema de comunicação na sede do ITEAM, adiou a entrega para data ainda não marcada. Com grande expectativa se aproxima o dia da ação de entrega na cidade de Itacoatiara, 17 de dezembro.  “Essas ações são verdadeiras festas para esses produtores rurais. Eles irão iniciar 2012 em outro patamar e nós já estamos no planejamento para as ações do próximo ano. É uma melhoria de vida em todos os sentidos”, revelou Wagner.

Para 2012 o que já está definida é a meta quantitativa, que é de pelo menos triplicar  o número de documentos entregues, em relação ao que está sendo feito este ano, ou seja, 7.500 títulos. “Vamos nos empenhar para evoluir no número de famílias documentadas. Quanto mais fizermos, mais pessoas serão beneficiadas e melhor o desenvolvimento humano no nosso interior. Já estamos nos planejando para atendermos mais municípios no ano que vem”, finalizou Wagner.

Fonte: Blog da Floresta