Prefeito de Boa Vista do Ramos é afastado do cargo e reassume a função no mesmo dia

Prefeito  não ficou meia hora longe da função por conta de uma liminar concedida por desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas.

O prefeito de Boa Vista do Ramos ( a 270 quilômetros de Manaus) , Elmir Lima Mota (PSD),o Freedon, foi afastado na noite desta segunda-feira do cargo pela terceira vez e em menos de 30 minutos reassumiu a função por conta de uma liminar concedida pelo desembargador Iedo Simões Oliveira, do Tribunal de Justiça do Amazonas(TJ/AM). 

 A Câmara havia aprovado a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de apurar  denuncias de irregularidades nas licitações de obras no município e decidiu afastar o prefeito e o vice Glauciomar Pimentel (PSC) por um período de 90 dias.
A liminar do desembargador foi entregue ao presidente da Câmara, Marlon Trindade (PT), que deveria assumir o cargo de prefeito interino, no instante em que ainda era realizada  a sessão ordinária da Casa. 

A reunião acontece somente as segundas-feiras  entre 18 às 21h. O parlamento possui nove vereadores. O afastamento de Freedon ocorreu às 20h e às 20h30 o oficial de Justiça chegou a Câmara. No despacho Iedo Simões decide pela suspensão de todas as atividades da Câmara Municipal de Boa Vista do Ramos com objetivo de afastar ou cassar o prefeito do cargo. “ Não foram realizadas licitações e não sabemos como os recursos de convênios são aplicados”, disse Trindade, disse o presidente surpreso com a chegada da liminar.

No dia 24 de outubro, deste ano, Elmir Lima também foi afastado por 90 dias, sob a acusação de improbidade administrativa, mas reassumiu no dia 02 de novembro, por força de liminar concedida pelo juiz Flávio Pascarelli. No dia 07 perdeu o cargo novamente e em nova decisão judicial voltou a comandar o município cinco dias depois. O motivo desta vez foi o atraso no pagamento de salários dos funcionários. Nesta segunda, Freedon caiu pela terceira vez em menos de 20 dias, mas não passou mais de meia hora fora longe do poder.

CAO-CRIMO


A gestão de Freedon, que é pastor Evangélico da Igreja Assembléia de Deus, enfrenta protesto nas ruas dos moradores  e agora ele é alvo de investigação do Centro de Combate ao Crime Organizado (CAO-Crimo), do Ministério Público do Estado (MP-AM), que passou três dias na cidade.

O coordenador do Cao-Crimo, promotor Fábio Monteiro, vê indícios de irregularidades na administração, e irá apresentará um relatório final daqui há duas semanas.

Em Boa Vista o prefeito enfrenta ainda a mobilização dos padres Marcílio e Benjamim, da Igreja Católica, que comandam as mobilizações populares na cidade. Em 2009,  prefeito Elmir Lima Mota,(PSD), teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e foi condenado a revelia a devolver R$ 4.233.315,00 aos cofres públicos.  Neste mesmo ano, o prefeito teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores, mas voltou ao cargo 60 dias depois.

Fonte: Acrítica