Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Alunos de Boa Vista dos Ramos utilizam a Poesia como complemento a pesquisa científica‏

Foto: Arquivo da Internet
Boa Vista do Ramos, município localizado no interior do Amazonas a exatos 271 km da capital Manaus (em linha reta), possui uma população média de 15 mil habitantes e a história da cidade se entrelaça com o município de Maués. 

Antes Aldeia de Lusea, hoje um município rico em tradição e cultura. E foi nesse município que a equipe do Programa Ciência na Escola ancorou para conhecer o projeto ‘’Estímulo a Leitura: Ler é uma descoberta’’.
Mesmo com apenas um projeto PCE aprovado, a cidade fez do dever uma satisfação, trabalhando juntamente com os cinco jovens pesquisadores o prazer de ler. A professora coordenadora Célia Maria implantou em várias turmas a hora da poesia, onde alunos das mais diversas séries da Escola Estadual Mª Isabel dos Santos aprenderam o que é poesia, como se compõe uma e de que forma ela faz parte da história da nossa língua.


A poesia é um gênero lírico, que retrata o que a pessoa está vivendo ou sentindo em determinando momento, dependendo sempre da imaginação do autor ou do leitor. Definida ainda como um gênero textual a poesia proporcionou ao grupo de pesquisa de BVR a oportunidade de trabalhar a leitura, redação e ortografia das mais diversas formas.

Os bolsistas podem até ser apenas cinco, mas a escola inteira demonstrou interesse e abraçou o projeto, com uma sala de aula lotada a coordenadora dividiu em grupos o trabalho dentro do universo da pesquisa, proporcionando a todos a oportunidade de aprenderem igualmente.

Na escola poesia se tornou mais do que apenas instrumento de interpretação textual, é também um método que auxilia os alunos a ‘’quebrar o gelo’’ e se prepararem melhor para apresentações orais no município e até mesmo em trabalhos escolares.

A poesia aplicada como projeto de pesquisa científica além de instigar os bolsistas à fundamentação teórica também enriquece instantaneamente o vocabulário desses alunos, tornando-os capazes de sugerir uma linguagem mais formal e de certa forma científica.

Para a coordenadora do projeto, a professora Célia Maria, a ideia de utilizar a poesia como pesquisa, foi pensando nos benefícios na construção das mesmas, “o método de pesquisa da linguagem poética, é mais que encaixar palavras e dar sentido a elas, é tornar a leitura um hábito necessário para ser utilizado em qualquer campo do conhecimento, preparando esses bolsistas para a faculdade e quem sabe a carreira científica’’, destacou.

A poesia é uma das formas de linguagens que misturam arte e imaginação do autor conforme sua visão de mundo, e já possui muito tempo de estrada, onde estudiosos dataram as primeiras formas de linguagem poética ainda no terceiro milênio A.C na Suméria (na Mesopotâmia que hoje é o Iraque) encontrada em escrita em tabletes de argila. 

Se depender da motivação dos bolsistas da Escola Estadual Mª Isabel dos Santos, o município de Boa Vista do Ramos será ponto positivo dentro da pesquisa científica na área linguística no Amazonas, e os méritos desses feitos fica por conta de cada um que multiplicador desta iniciativa no PCE.

Fonte: Blog Coari em Destaque
Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Alunos de Boa Vista dos Ramos utilizam a Poesia como complemento a pesquisa científica‏
Alunos de Boa Vista dos Ramos utilizam a Poesia como complemento a pesquisa científica‏
http://4.bp.blogspot.com/-0Llc4U9HzOQ/UEahU1I3vHI/AAAAAAAAByc/yYMO8LICijc/s400/IMG_65421.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-0Llc4U9HzOQ/UEahU1I3vHI/AAAAAAAAByc/yYMO8LICijc/s72-c/IMG_65421.jpg
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2012/11/alunos-de-boa-vista-dos-ramos-utilizam.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2012/11/alunos-de-boa-vista-dos-ramos-utilizam.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago