“Delegado Legal” dá continuidade a ações de conscientização em escolas de Manaus e do interior


A Polícia Civil do Amazonas, em parceria com a Associação dos Delegados de Polícia do Amazonas (Adepol-AM), por meio do programa social “Delegado Legal”, deu continuidade nesta semana, às ações de conscientização de crianças e adolescentes de Manaus e do interior do Estado. O objetivo é integrar Polícia e comunidade, estreitando os laços da instituição com os cidadãos. Durante a semana, o projeto foi até escolas municipais e estaduais.

O Delegado Titular da 46ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município de Boa Vista do Ramos, Juan Valério, ministrou palestra na segunda-feira (8), na Escola Estadual Amazonino Mendes, para crianças de 8 a 11 anos, disseminando ações preventivas de combate ao uso do álcool e drogas. Os parceiros da iniciativa no município foram as igrejas católica e evangélica, Conselho Tutelar de Boa Vista do Ramos e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Na última terça-feira (9), a escrivã de polícia, Gracioney Pinto, palestrou para estudantes da Escola Municipal Irmã Dulce, localizada na rua Rio Amazonas, bairro Petrópolis, na Zona Sul da cidade. Segundo a escrivã, o tema abordado por ela com alunos de 9 e 10 anos, "bullying e uso de drogas", despertou a curiosidade delas e motivou os estudantes a fazerem questionamentos.

Para Gracioney, a iniciativa da Polícia Civil é importante pois conscientiza as crianças que vivem em uma realidade de violência e drogas, e que isso é parte do seu cotidiano. “Observei que alguns alunos já sabiam dar exemplos de drogas estimulantes e depressoras. No entanto, a escola já desenvolve um trabalho constante de conscientização e a parceria com o Delegado Legal serve para fortalecer o combate às drogas”, afirmou a escrivã.

Ainda na quarta-feira (10), dessa semana, ocorreu pela terceira vez, o “Dia do Impacto e da Cidadania”. A ação foi realizada na Zona Centro-Oeste, e a instituição de ensino escolhida foi a Escola Estadual Professora Leonilla Marinho, localizada na rua 7, do conjunto Castelo Branco, bairro Parque 10.

Aproximadamente 400 estudantes do ensino fundamental e médio da instituição receberam a visita de 13 servidores da Polícia Civil como delegados, investigadores e escrivães, os quais trataram de variados temas, como bullying, tráfico de drogas, tipificação de violências e responsabilidade social.

Temas como o tráfico de drogas e o bullying foram os mais questionados pelos estudantes, principalmente sobre quais os motivos de existirem drogas ilícitas e drogas permitidas. “Percebemos que os alunos estavam carentes das informações que foram repassadas e que alguns jovens já convivem com o tráfico de drogas nos ambientes familiares. Muitos deles já têm consciência do que é certo e errado, mas precisam de mais orientação para amadurecer. Acho que foi importante a Polícia Civil realizar essa ação e repassar a eles o que nós vivemos diariamente", contou a Delegada Titular da Seccional Oeste, Suely Costa.

Para encerrar a semana, ocorreram duas palestras do projeto em escolas da cidade. A primeira aconteceu na Escola Municipal Ana Cristina Aquino de Melo, localizada na rua Ponta Negra, loteamento parque Solimões, bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus. A investigadora de polícia Nilce Ramos, palestrou na escola sobre "Prevenção ao uso de drogas por parte de crianças e adolescentes por meio da conscientização" e "bullying". O tema conforme ela inspirou questionamentos e indagações por parte dos jovens alunos.

Outra escola que recebeu a ação do Programa foi Escola Municipal Raul de Queiroz Veiga, localizada na rua Piricates, bairro Cidade de Deus, na Zona Leste da cidade. O palestrante foi o próprio Delegado Titular do 13º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Marcelo Pilar, que falou à crianças de 8 a 10 anos sobre diversos temas e orientações. “Não conversamos apenas sobre um tema específico, conversamos sobre temas do cotidiano e, eventualmente, a violência surge. Não apenas a violência em suas formas normais, mas a violência contra a mulher, a violência social, dentre outros”, destacou Marcelo.

Fonte: Fato Amazônico