Resgatado pela luta, Yarlei Júnior busca a consagração no Big Way Fight IV

Fotos: Cleilton Viana/SEJEL
Das brigas nas baladas para o estrelato nas Artes Marciais Mistas (MMA). Com esse perfil, o amazonense Yarlei Júnior, de 24 anos, será um dos astros do Big Way Fight IV, que acontece dia 24 de abril, a partir das 19h30, na quadra da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima – Rua 12, Alvorada 2, Zona Centro-Oeste de Manaus. O evento é uma realização da Big Way Nutri e recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL).
Nascido em Manaus, Yarlei Júnior foi um “garoto problema” na adolescência e a família resolveu usar o esporte como ferramenta pedagógica para a mudança de vida. “Quando tinha 16 anos minha família me mandou para o interior, pois eu aprontava nas festas e bandas de rua. Foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida. As broncas são coisa do passado”, declara o atleta, que mora no Lírio do Vale, Zona Oeste de Manaus.
Ele conheceu o jiu-jítsu no ano de 2005, em Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus em linha reta), com o professor Marco Antônio. As primeiras competições na “arte suave” mostraram que o garoto tinha talento. As medalhas o projetaram para lutas em outros municípios, como Maués e Barreirinha.
A entrada no MMA aconteceu em Manaus, quando ele ficou desempregado em fevereiro de 2013. “A empresa em que eu trabalhava no Distrito Industrial faliu, então fiquei com tempo livre e passei a treinar, além do jiu-jítsu, boxe, muay thai e MMA durante todo o dia”, lembra ele, que é bolsista da academia do mestre Márcio Pontes – um dos formados do campeão dos penas do UFC, José Aldo Júnior. Yarlei também treina boxe no Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), com o técnico Carlos Fiola.
A estreia nos octógonos aconteceu na seletiva regional de MMA Amador, realizada no mês de janeiro, em Manaus. Yarlei Júnior venceu um combate pela categoria galo (até 61 kg), mas não fez a final por causa de uma lesão.
O Big Way Fight será o primeiro compromisso profissional de Yarlei no MMA. Yarlei Júnior enfrentará Vitor Maciel (OCS), pelo peso mosca (até 57 kg). “Eu e meu adversário somos oriundos do jiu-jítsu, então a estratégia é miná-lo em cima com meu boxe e meu muay thai, buscando sempre a finalização ou o nocaute”, afirma Yarlei, que também recebe apoio das empresas Oba Açaí, Panificadora Campos, Casa do Criador e Gatinho Veículos.
COMO PARTICIPAR
Os ingressos para o evento custam R$ 25 (cadeiras). Podem ser comprados antecipadamente na Big Way Nutri (rua Carvalho Leal, Cachoeirinha, perto da Casa do Eletricista), ou no dia do evento.
INFORMAÇÕES:
Rafael “Ceará” Moreira – 9394-3866
CARD (sujeito a alterações)
Luta principal – Main Event
Até 61 kg: Thiago Belo (Alfa/Alvorada) x José Marcos (MPBJJ)
Co-Main Event
Até 110 kg: Adriano Balby (Balby Team) x Davi Tank (Nova União/Jorge Clay)
Até 66 kg: Jordan Rocha (Kratos) x Mamed Jezini (Monteiro)
Até 61 kg: Desmond Austin (Orley Lobato) x Kalion (CT Mohamad Araújo)
Até 61 kg: Rogério Pereira (MPBJJ) x Jefferson Pedra (Alfa/Alvorada)
Até 66 kg: Oberlan Silva (MPBJJ) x Bruno Batty (CT Mohamad Araújo)
Até 61 kg: Luiz Guerreiro (CT Mohamad Araújo) x Willames Santos (Luta Livre)
Até 55,5 kg (peso combinado): Marcelo Loro (MPBJJ) x Eduardinho (Alfa/Alvorada)
Até 57 kg: Lucas Ramos (MPBJJ) x Jonas Lisboa (Kratos)
Até 57 kg: Yarlei Júnior (MPBJJ) x Vitor Maciel (OCS)
Até 66 kg: Vinícius Lima (OCS) x Wendel Silva (Kratos)
Até 57 kg: Werlison Ribeiro (MPBJJ) x Alex Piu (OCS)
Até 70 kg: Rair Costa (MPBJJ) x Leandro Dragão (Enoque)
Fonte: Pensando Manaus