Amazonas tem 16 cooperativas consideradas de sucesso em publicação

“História de Cooperação – 366 Cooperativas Brasileiras que Constroem um Mundo Melhor” é o título de uma publicação histórica que reconhece e personifica os mais diversos empreendedores cooperativos dos 26 estados e mais o Distrito Federal, que vem contribuindo para o desenvolvimento econômico com justiça social. Em inglês e português, o livro, com 389 páginas, mostra cases de sucesso e a busca pela sustentabilidade dos 13 ramos promovidos no País.
No Brasil, os ramos agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte e turismo e lazer reúnem mais de 11 milhões de associados e mais de 321 mil empregados. Incluindo as famílias desses cooperados, o cooperativismo envolverá, bem mais que isso, cerca de 44 milhões de brasileiros.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, esses indicativos numéricos refletem a eficiência do segmento cooperativo, cuja missão vem sendo cumprida, baseada na transparência e na confiança.

“Viemos lutando pela nossa independência econômica e, assim, conquistamos o nosso espaço na sociedade. Isso tudo, sem esquecer a defesa e a preservação do meio ambiente”, afirmou ele, em seu editorial.

As histórias do livro foram contadas por região, sendo 38 do Norte, 73 do Nordeste, do Centro-Oeste são 84, da região Sul são 83 do Sudeste, 88.

A publicação traz 16 cooperativas bem sucedidas no Amazonas. Para o presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, essa publicação de âmbito nacional expressa a importância e o valor dado às cooperativas amazonenses, justificando o momento positivo do cooperativismo no estado. “O desafio é manter a motivação e a busca permanente pelo desenvolvimento sustentável de nossas cooperativas”, disse Petrucio.

A primeira delas é a (Cooperativa Agrofrutífera dos Produtores de Urucará (Agrofrut), fundada em 2001, composta por um grupo de 50 produtores, onde a matéria-prima é o guaraná, base de um tipo de refrigerante fabricado no Brasil.

A Agrofrut definiu seu nicho de atuação na comercialização do guaraná em pó e em seu estado in natura. Agora, implementando projetos de qualidade e segurança alimentar.

A segunda cooperativa citada na publicação é a Cooperativa Aquícola e Pesca de Urucará (Aquicoopesca), que cria em cativeiro, além de outras espécies de peixes, o tambaqui e a matrinchã, responsáveis pelo sustento dos 28 associados da entidade.

A maioria dos cooperados da Aquicoopesca é composta por agricultores e pecuaristas, que visualizaram na piscicultura um complemento para sua fonte de renda. Fundada em 2011, a jovem cooperativa tem investido na qualificação profissional de técnicos ligados ao setor.

Ano passado, a Aquicoopesca produziu 12 toneladas de peixe. Todo pescado é comercializado na própria região de Urucará e a meta é aumentar a área de cultivo para abastecer, também, o município de Manaus.

A Cooperativa Agropecuária Mista de Itacoatiara também está inserida no conteúdo da publicação do Sistema OCB. Fundada no ano 2000, a cooperativa atende aos seus 20 cooperados, gente humilde que enfrentou embates com ambientalistas, mas comprovou que a produção não interfere no ecossistema local. Hoje, o empreendimento possui uma unidade armazenadora de 1.800 metros e quatro silos com capacidade para 3,8 toneladas de grãos, com controle de temperatura e umidade.

A publicação do Sistema OCB deu atenção a outra cooperativa no ramo agroindustrial, no caso, à Cooperativa dos Produtores Rurais e Beneficiadores de Frutas Regionais do Município de Anori (Coopfrutas Anori), que produz e beneficia o açaí.

Fundada em 2011, a Coopfrutas Anori produziu em 2012, 50 toneladas de açaí, dessas, 5.000 foram beneficiados em forma de polpa, movimentando, aproximadamente, R$ 6 milhões.

A produção, mais especificamente, a de mel, da Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia (Coopmel), de Boa Vista do Ramos, também faz com que o Amazonas apareça bem colocado no livro da entidade cooperativista nacional. Em 2012, a cooperativa produziu e comercializou 2,5 mil toneladas de mel, retiradas de 3,5 mil colônias.

Outras cooperativas presentes na publicação foram a Cooperativa Verde de Manicoré (Covema), que coletam cerca de 200 toneladas de castanha, anualmente, a Cooperativa dos Produtores Rurais da Comunidade Sagrado Coração de Jesus do Paraná da Eva (Ascope), com produção de 10 toneladas de frutos por dia e a Cooperativa dos Produtores Agropecuários e Extrativistas dos Recursos Naturais do Município de Manicoré (Coopema), que beneficia e comercializa polpas de açaí, goiaba, cupuaçu e abacaxi.

Nas páginas do livro estão, também, a Cooperativa Agroindustrial de Maués (Coaima), que beneficia 10 toneladas de guaraná por ano, a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores do Projeto Uatumã (CPU-Uatumã), responsável pela geração de renda para mais de 100 famílias cooperadas do segmento hortifrutigranjeiro e pecuário, em especial, o cupuaçu. E é do açaí, que também vem o sustento dos 100 cooperados da Cooperativa Mista de Produção de Açaí de Codajás, que depois de ter dificuldades em escoar sua produção, ergueu uma fábrica de pasteurização da polpa na cidade e conquistaram novos clientes.

A Cooperativa Mista de Produtores Rurais do Tarumã Mirim (Agrofrutas Tarumã) industrializa diferentes tipos de frutas e todos os produtos são comercializados em Manaus. Em 2012, os 22 cooperados produziram, juntos, total de 20 toneladas de polpa, resultado de constantes investimentos em capacitação e profissionalização, bem como  a Cooperativa Agrícola Mista Efigênio Sales, em Manaus, a primeira cooperativa a ser registrada pela Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (Cames), no ano de 1973. A cooperativa possui 20 cooperados trabalha com ovos, ração para galinhas, frutas e verduras.  

A Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem), fundada em 1963, com 250 cooperados, foi a primeira cooperativa brasileira a receber a Certificação Orgânica Internacional, emitida pela empresa francesa Ecocert.

Seus cooperados vivem da colheita e da comercialização das fibras da juta e da malva, cujas fibras são utilizadas na fabricação de sacos que embalam grãos, especialmente o café. Os extrativistas da Coomapem também se uniram para produzir frutas e hortaliças em sistema de subsistência.

O artesanato surge como uma importante fonte da renda. A Cooperativa de Artesanato Sustentável do Amazonas (Coopasam), que hoje reúne cerca de 20 artesãos. Fundada em 2013, o grupo recebeu resultados tão positivos que já está exportando para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Distrito Federal e Bahia.

Na área da saúde, a Unimed Manaus ganhou destaque pelo atendimento de mais de 250 mil pessoas na cidade. Fundada em 1980, a Unimed Manaus é a maior rede de assistência médica da capital amazonense, com um quadro profissional composto mais der 1.100 médicos associados, 700 técnicos de enfermagem e enfermeiros, 604 médicos plantonistas e 400 colaboradores da área administrativa.

Fonte: Sistema OCB-Sescoop/AM