Médicos estrangeiros desembarcam no domingo na Base Aérea de Manaus

Profissionais com diploma do exterior começam a atuar em municípios do AM a partir de outubro. Maués, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga receberão o maior número de médicos.

Manaus - Os médicos estrangeiros selecionados pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal, para atuar no Amazonas desembarcam neste domingo (15), às 16h, na Base Aérea de Manaus. A lista tem 76 estrangeiros, sendo 61 médicos formados em Cuba e 15 profissionais da Espanha, Portugal, Bolívia, Peru, República Dominicana, México, dentre outros escolhidos para trabalhar no Estado.
O secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves, vai recebê-los às 20h. Na segunda-feira (16), os médicos iniciam a semana de acolhimento, oportunidade em que conhecerão os serviços de saúde e as características da população da região. Após essa semana, os profissionais seguem para os municípios a que foram designados a partir do dia 22.
A partir do início de outubro, os médicos cubanos passam a atuar em 21 municípios do Amazonas e seis Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o município de Maués e os DSEIs de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga receberão o maior número de profissionais, cinco e seis, respectivamente.
Com o objetivo de familiarizar os médicos com os aspectos epidemiológicos das doenças infectoparasitárias e tropicais, típicas da Região Amazônica, o governo do Estado realiza, de 16 a 27 de setembro, a capacitação de nivelamento dos 76 estrangeiros.
O treinamento, coordenado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ocorre na sede da FMT-HVD, localizada na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, das 8h às 18h.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a capacitação, que incluirá também orientações para os médicos que atuarão na saúde indígena, tem a proposta de ampliar os conhecimentos dos profissionais quanto às políticas de saúde preconizadas pelo Governo do Amazonas e sobre as especificidades do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
“Temos a clara compreensão de que a Região Amazônica possui características epidemiológicas peculiares, como é o caso, por exemplo, da prevalência de doenças como dengue e malária, e que exigem maior atenção em períodos específicos”, disse Alecrim.
Outra particularidade da região, destacada pelo secretário, diz respeito às doenças com maior incidência no período de cheia dos rios, o que demanda uma incorporação dos profissionais, que passarão a atuar na Atenção Primária.
Profissionais da FVS; FMT-HVD, unidade de referência para o diagnóstico e tratamento de doenças infectoparasitárias e tropicais; Fundação Alfredo da Matta (FUAM), unidade de referência para o diagnóstico e tratamento de doenças dermatológicas e venereologia; Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e Semsa serão os responsáveis por ministrar a capacitação.
Entre as questões abordadas no nivelamento, estão o perfil epidemiológico do Amazonas, saúde indígena no Amazonas, controle das grandes endemias, que focará em dengue, malária, tuberculose e hanseníase; doenças e agravos de relevância no Estado, cujo foco será em hepatites, febre amarela, leptospirose, doenças diarreicas agudas, acidentes por animais peçonhentos, dentre outros. 
De acordo com a Semsa, cinco médicos estrangeiros, sendo dois de Cuba, dois formados na Espanha e um na Venezuela, devem atuarem Manaus. Após a capacitação da Susam, os cinco médicos participam ainda de uma atividade de acolhimento e orientação sobre a estrutura da Rede Municipal de Saúde, organizada pela Semsa.
FONTE: D24am