Cordão do Marambaia lança primeiro CD em outubro, no Largo São Sebastião

Segundo o músico Salomão Rossy, foram gravadas 14 canção de autoria do compositor Gonzaga Blantez, porém, apenas 10 estarão na tracklist final do disco. 


Manaus – Juntos há aproximadamente três anos, o Cordão do Marambaia afina os detalhes do primeiro álbum da carreira, intitulado ‘O Som do Beiradão’. O lançamento oficial será no dia 30 de outubro, às 20h, no Largo São Sebastião, Centro. 
Segundo o músico Salomão Rossy, foram gravadas 14 canção de autoria do compositor Gonzaga Blantez, porém, apenas 10 estarão na tracklist final do disco. 
“As músicas têm o toque de cada um dos nove integrantes”, adiantou. "A produção do CD assim como a do nosso show tem a participação de todos. Cada um assumiu uma função na hora de gravar”. 
O baterista Ygor Saunier destacou que a missão do Cordão do Marambaia é resgatar a música amazônica baseada em pesquisa profissional.
"Não somos apenas alguns músicos tentando recriar as batidas regionais, realizamos pesquisas específicas para relembrar o som local", justificou. 
O foco do grupo, conforme Saunier, é investir nos instrumentais amazônicos.Por isso, somente algumas músicas têm a interpretação da cantora Karine Aguiar. 
"São versos simples e de fácil entendimento. O objetivo é dar atenção ao instrumental”, afirmou o baterista. 
Ele contou ainda que as gravações são feitas principalmente pelo Amazon Arts Studio, em Manaus, mas alguns fragmentos têm sido feitos em São Paulo.
"Nosso saxofonista, Felipe Romagna, mora na capital paulista e grava as partes do instrumento lá e nos envia", revelou Saunier.
Turnê
Após o show de lançamento, o próximo passo é emplacar uma turnê, que começará em Maués, mas tem como meta a Europa no mês de novembro. 
"Já confirmamos um show em Estocolmo, na Suécia. Temos outros contatos europeus que devem facilitar nossa apresentação em outros países", contou Saunier. “Estamos também em negociação com capitais brasileiras como São Paulo”. 
Dança
Além da produção musical, o grupo investe em performances no palco. Uma delas fica por conta da participação da produtora audiovisual Dheik Praia, que sobe ao palco em algumas músicas para exibir passos do carimbó.
Há dois anos no Cordão de Marambaia, ela enfatizou que não é dançarina profissional e que não ensaia coreografias. “Fui descoberta pelo Cordão em uma festa e o grupo me dá liberdade para entrar na música que eu quiser”, explicou. “São movimentos do carimbó de forma livre”. 

FONTE: D24am