Abelhas produzem litros de mel dentro de imagem de Nossa Senhora


portal de boa vista do ramos
Ação realizada na imagem da santa durou cerca de 3 horas. Foto: Reprodução/TV AM
Parte de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida teve de ser perfurada por apicultores, na torre de uma igreja localizada no município de Boa Vista do Ramos, distante 271 km de Manaus. A imagem atraiu abelhas que acabaram formando uma colmeia no interior do objeto. Segundo relatos da comunidade, as abelhas estavam produzindo mel dentro da imagem da santa. O fato chamou a atenção de moradores e mobilizou o município.
A remoção do enxame foi feita por estudantes de um curso de apicultura e durou cerca de três horas. Ao todo, dez litros de mel foram tirados do local. Segundo vizinhos, as abelhas ocupavam o local havia cerca de um ano.
O professor especialista em apicultura Elson Passos informou que as abelhas são da espécie africana. Ele explicou que os insetos ocuparam o espaço vazio dentro da imagem porque ela é oca e que o local ficou apropriado para elas produzirem mel.
"Lá dentro tinha uma colmeia de abelhas africanizadas. Elas ferravam e não deixavam ninguém se aproximar para pintar ou recuperar as paredes. O padre da comunidade soube que estávamos fazendo curso de apicultura na cidade e nos procurou para pedir ajuda. Foi uma ótima oportunidade de aula sobre como fazer a captura de enxames alojados", disse o professor.


Para que as pessoas não corressem mais o risco de ser atacadas, o mel foi retirado e as abelhas africanas levadas para um local seguro. O especialista orientou para que moradores não se aproximem de colmeias em casos semelhantes. A recomendação, segundo ele, é para acionar socorro.

Fonte: G1