Em carta ao Governador Omar Aziz, Movimentos Sociais sugerem nome para a Reitoria da UEA


E-mail enviado pelo leitor André de Oliveira Melo apresenta carta destinada ao Governador Omar Aziz sugerindo o nome da Professora Dra. Iraildes Caldas Torres para o cargo de Reitora da UEA.

A carta foi enviada após possível saída do atual reitor José Aldemir de Oliveira, assunto este vinculado nas redes sociais.

Manaus-Am, 02 de Janeiro de 2013

Excelentíssimo Governador de Estado do Amazonas
Omar José Abdel Aziz

Excelentíssimo Senhor,


Encaminhamos respeitosamente a Vossa Excelência um lúcido texto que representa nossa visão de prospecção da Universidade do Estado do Amazonas, em acreditar que sua missão vem ao encontro aos interesses da sociedade amazonense e principalmente para aqueles que reproduzem suas vidas no interior do Estado, nos lagos, rios, florestas e demais locais desta vasta região que é o berço do Brasil conhecida como Amazônia.

Promover a educação, desenvolvendo o conhecimento científico, particularmente sobre a Amazônia, conjuntamente com os valores éticos capazes de integrar o homem à sociedade e de aprimorar a qualidade dos recursos humanos existentes na região; ministrar cursos de grau superior, com ações especiais que objetivem a expansão do ensino e da cultura em todo o território do Estado; realizar pesquisas e estimular atividades criadoras, valorizar o indivíduo no processo evolutivo, incentivar o conhecimento científico relacionado ao homem e ao meio ambiente amazônicos; participar na colaboração, execução e acompanhamento das políticas de desenvolvimento governamentais, inclusive com a prestação de serviços é saber valorizar o profissional que constrói brilhantemente sua carreira ao longo da vida. Vimos, pois, através desta apresentar um nome que é capaz de dar continuidade aos interesses do Estado à frente da Universidade do Estado do Amazonas, principalmente nesse momento que a UEA toma fôlego e se expande espraiando suas raízes nesses verdes rincões também constituídos por pessoas humildes que buscam na Universidade Estadual o aprimoramento do conhecimento. A professora doutora Iraildes Caldas Torres é o nome que apresentamos à Vossa Excelência Governador Omar Aziz.

A Profa. Dra. Iraildes Caldas Torres possui Graduação em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia, Teologia, Pastoral e Ciências Humanas da CNBB (1987); Bacharelado em Teologia pelo Instituto Superior de Filosofia Teologia Pastoral e Ciências Humanas da CNBB (1989); Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1991); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e Doutorado em Ciências Sociais/ Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Amazonas, exercendo também a função de Diretora da Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA). Possui experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Serviço Social atuando principalmente nas categorias de gênero, Trabalho e temáticas relacionadas às manifestações simbólicas, movimentos e práticas sociais na Amazônia. Trabalha com os movimentos sociais assessorando inúmeros projetos principalmente aqueles relacionados à luta pela moradia e em prol das mulheres. É uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores no Amazonas.

Seu currículo abrange mais de 20 projetos desenvolvidos com o financiamento de Agências de Pesquisa como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) dentre outros, além de inúmeros projetos de extensão aprovados por agências financiadoras. Ela possui 10 livros publicados, mais de 18 artigos em periódicos qualisados, 24 capítulos de livros, dentre outros (vide currículo vitae/CNPq). Já foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas no período de 2006 a 2008, e vem ao longo de sua caminhada mostrando seu potencial e luta em favor de uma educação de qualidade pautada nos princípios éticos, incentivando a pesquisa regional com foco na Amazônia como lócus privilegiado rumo ao desenvolvimento regional.

A Profa. Dra. Iraildes Caldas Torres é filha da Amazônia, nascida em Maués. Mulher guerreira. Já foi religiosa (freira) pela Congregação das Voluntárias de Maria. Ao deixar a vida religiosa se lançou bravamente na militância política pelo PT e desde esse tempo vem atuando de forma contínua nas ações políticas do Estado. Como filósofa Iraildes tem a capacidade de enxergar com mais amplitude a realidade à sua volta e saber pensar e agir com ideias mais claras e objetivas diante dos problemas colocados. Assim ela faz à frente da Editora da UFAM onde, na sua gestão, já foram publicados mais de 100 livros em três anos de gestão. Como antropóloga, Iraildes tem a capacidade de fazer a leitura das políticas urbanas e de organização da cidade e responder através de projetos e assessorias diretas junto aos movimentos sociais e órgãos governamentais, como fez assessorando a Prefeitura de Manaus na revisão do Plano Diretor em 2011. É membro titular do Conselho das Cidades do Amazonas cuja posse ocorreu recentemente. Como assistente social está diretamente ligada à luta e aos desafios propostos à essa profissão e, portanto, tem a leitura correta para entender os processos que levam à concretização de ações na resolução de problemas sociais através das políticas públicas. Como professora universitária e pesquisadora de grande envergadura, Iraildes tem a capacidade de ensinar e entender todos os processos que levam à construção de uma Universidade autônoma e emancipada, dando visibilidade à Instituição e não somente ao seu nome. Foi assim que ela fez junto ao Programa Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas, o qual na sua gestão passou também ao nível de doutorado com conceito (4,0) pela CAPES. O doutorado é o último patamar que o professor galga na carreira universitária e, sendo assim, temos a certeza de que ela à frente da UEA ampliaria com muita desenvoltura os Programas de Aperfeiçoamento de Nível Superior para os Docentes da UEA e para os alunos egressos da Instituição porque conhece como ninguém os trâmites certos para chegar a tal fim.

Iraildes Caldas é mãe, mulher e batalhadora! Filha de Maués e da Amazônia nunca deixou suas raízes serem esquecidas, em sua longa jornada, uma vez que sua família que lá reside assim como seus sonhos e ideais nunca foram deixados de lado. Grande pesquisadora sobre a Amazônia, lançou recentemente (novembro) durante o 3º Emflor (Encontro de Estudo sobre Mulheres da Floresta/ UFAM) o livro “O Ethos das Mulheres da Floresta” fruto de pesquisa de dois anos com as mulheres agricultoras em duas comunidades no Município de Coari/AM, e o livro “Tráfico de Mulheres na Amazônia” fruto de cooperação científica entre o Ministério Público Federal/AM e a Universidade Federal do Amazonas.

É uma pesquisadora e militante da causa de seu povo, o que já lhe rendeu alguns prêmios como a Comenda do Mérito Legislativo (2003); Cidadã de Maués (2004), recebeu dois votos de Aplausos do Senado Federal e um outro Prêmio da Cidade de Taperoá, na Bahia, em virtude de sua atuação no Projeto Rondon (2007) naquela cidade.

Portanto, sabendo desse momento importante em que Vossa Excelência agradece os serviços prestados pelo Prof. Dr. José Aldemir de Oliveira e solicita nome para uma nova gestão, não poderíamos enquanto movimento social citar e solicitar outro nome que não fosse o da Profa. Dra. Iraildes Caldas Torres, como resultado de uma carreira brilhante dessa professora que merece, por competência e dedicação, ser nomeada para o cargo de reitora da Universidade do Estado do Amazonas, a qual sem dúvida terá o nosso total apoio em suas ações e que, com certeza, abriria as portas da universidade para abarcar os movimentos sociais na sua formação política e intelectual contínuas. Dessa forma, excelentíssimo Senhor Governador, nós como representantes dos movimentos sociais abaixo relacionados subscrevemos esta carta na esperança de que nosso pedido seja acatado com muito carinho.


Instituições Apoiadoras:

1. ARCAFAR - Associação Regional das Casas Familiares Rurais
2. FETAGRI – Federação dos Agricultores e Agricultoras do Estado do Amazonas
3. ACFR de BVR - Associação Casa Familiar Rural de Boa Vista do Ramos
4. Movimento Por Uma Educação do Campo, da Floresta e das Águas no Amazonas
5. CODETER – Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Baixo Amazonas
6. MMMO - Movimento de Mulheres por Moradia Orquídea
7. ASSOLOM - Associação Organizada de Luta por Moradia
8. UNMP - União Nacional de Luta por Moradia Popular
9. Movimento de Mulheres Negras da Floresta (DANDARA) pertencente ao Fórum Permanente de Mulheres de Manaus
10. Espaço UHIRI
11. MUSA – Movimento de Mulheres Solidárias da Amazônia
12. CMDM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
13. Associação Indígena Sateré- Mawé
14. DO ANINGA de Boa Vista do Ramos
15. Associação Organizada de luta por Moradia
16. AMISM – Associação das Mulheres Indígenas Sateré-Mawé
17. Associação Indígena Sahu – Apé
18. GEPOS – Grupo de Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder / UFAM - pertencente ao Fórum Permanente de Mulheres.
19. MAZON – Movimento Amigos da Zona Norte
20. Associação de Mulheres e Amigos da Região Metropolitana
21. Associação Vida e Cidadania da Amazônia
22. Organização Amazônia Sempre Viva