Projeto prevê construção de ilha itinerante com garrafas PET

Para a construção serão coletadas, no total, 1 milhão de garrafas.Segundo idealizador, ilha funcionará como aprendizado sobre sustentabilidade.
Apresentação da maquete da 'Ilha PET' (Foto: Divulgação/llha PET)
O vegetariano e ambientalista manauara Rulian Holanda, de 29 anos, idealizou em 2010 um projeto itinerante que conta atualmente com 50 empresas parceiras, e que tem como objetivo a retirada do meio ambiente de mais de 1 milhão de garrafas PET para a construção de uma ilha artificial. Segundo ele, o projeto é sem fins lucrativos e foi desenvolvido com o intuito de incentivar as práticas sustentáveis.


Rulian afirmou que o 'Ilha PET' está dividido em três etapas. "A primeira consiste nas campanhas e arrecadações em escolas, igrejas, condomínios, faculdades, entre outros lugares. A segunda é a construção da ilha, feita com voluntários cadastrados no projeto e subdividida em quatro etapas, na primeira será feita a triagem das garrafas. Já a terceira engloba o funcionamento da ilha", explicou. Ao todo, 500 voluntários já estão inscritos.

O idealizador destacou que o 'Ilha PET' possui um conceito itinerante e irá passar por lugares como Tarumã, Praia da Ponta Negra, próximo à Ponte Rio Negro, e Marina do Davi. "A ideia é que o projeto leve o conhecimento ao maior número possível de pessoas na cidade", frisou.
De acordo com ele, 200 mil garrafas PET já foram recolhidas desde o início do projeto. "A primeira etapa da construção, que acontecerá neste sábado [17 de novembro], será feita com as 200 mil garrafas coletadas", afirmou. O evento irá acontecer em Manaus, na Avenida Senador Raimundo Parente, de 9h às 17h, ao lado da entrada lateral do Clube Municipal, será aberto ao público, e terá atrações musicais.
"Para participar no dia basta levar cinco garrafas PET. Estaremos fazendo a distribuição de mudas, de lixeirinhas para automóveis, e ainda contaremos com atrações musicais, como as bandas Tucumanus e Cabocrioulo", destacou Rulian Holanda.


O 'Ilha PET', que tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2013, será destinado a projetos que abordem temáticas de sustentabilidade e meio ambiente. "Nele aproveitaremos a água das chuvas e teremos agricultura orgânica. Será um local para educação ambiental. A pessoa vai entrar na ilha e em vez de pagar 10 reais, vai pagar com dez garrafas PET. A ilha oferecerá ainda palestras, workshops, oficinas de arte com PET, entre outras atividades", disse.



Sobre projetos futuros, Rulian ressaltou que o objetivo final é construir uma ilha PET em cada município do Amazonas. "Não vai existir um dia em que vamos parar de recolher as garrafas, porque vamos estar sempre expandindo a ilha e criando novas ilhas", contou. "O projeto já foi implantado em Maués, e estamos começando a implantá-lo em Balbina e Presidente Figueiredo". Para o idealizador, a problemática das garrafas PET atingem o mundo todo. "É preciso que as pessoas façam algo, ponham a mão na massa e saiam das suas zonas de conforto", completou.



O que é: Construção da Ilha PET
Quando: Sábado (17 de novembro)
Horário: das 9h às 17h
Onde: Avenida Senador Raimundo Parente, ao lado do Clube Municipal
Entrada: 5 garrafas PET

Fonte: G1