Começam as especulações para as eleições de 2014



As eleições municipais de 2012 mal terminaram, os eleitos nem tomaram posse e já se iniciaram as especulações e projeções para as eleições de 2014.

Prova disso é que a empresaPerspectiva Tecnologia da Informação realizou e divulgou, ontem, pesquisa que aponta os mais cotados para a disputa aos cargos de governador e senador do Estado do Amazonas.

Conforme a pesquisa, o atual senador Eduardo Braga (PMDB) é o favorito para o cargo de governador, com 54,3% da preferência dos entrevistados na capital amazonense e nos oito maiores municípios eleitorais do Estado: Manacapuru,Parintins, Itacoatiara, Coari, Tefé, Maués, Iranduba e Tabatinga. Braga já foi duas vezes governador.

A deputada federal Rebecca Garcia (PP) aparece na segunda colocação, com 20,1%, seguida do vereador e vice-prefeito eleito de Manaus, Hissa Abrahão (PPS), que apresenta 15,9% da preferência do eleitorado. Os que não votariam em nenhum dos nomes mencionados correspondem a 3,7%, já os que sabem 6%.

Senado

Outro quadro pesquisado pela empresa foi para os cotados para concorrer ao cargo de senador do Amazonas. Nessa abordagem, a surpresa ficou por conta do nome do deputado estadual Marcos Rotta (PMDB), apontado como o favorito para o cargo, com 20,8% da preferência do eleitorado.

Apesar da imagem abalada, por conta de sua passagem mal sucedida no Ministério dos Transportes, o atual senador Alfredo Nascimento (PR), que está com a vaga do Senado em jogo em 2014, aparece em segundo na pesquisa, com 16,4%.

Aparecem, ainda, cotados para o cargo no Senado o vice-governador José Melo, com 10,1%, o ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB), com 9,9%, o vereador eleito, Plínio Valério (PSDB), com 8,2%, os deputados federais Francisco Praciano (PT), Átila Lins (PSD) e Silas Câmara (PSD), que apresentam 9,1%, 6,9% e 6,8%, respectivamente. E, por último, o deputado estadual Sidney Leite (DEM) com 3,7%. Não votariam em nenhum deles correspondem a 3,2% e não sabem, 4,9%.

O nome da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) não aparece na pesquisa de intenções de voto, porque tanto ela como Braga, eleitos em 2010, ficam no senado até 2018.

O estudo foi realizado entre os dias 12 a 14 deste mês. A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%. Foram entrevistados mil eleitores. Sendo, 570 em Manaus, 77 em Manacapuru, 76 em Parintins, 75 em Itacoatiara, 55 em Coari, 45 em Tefé, 36 em Maués, 33 em Iranduba e 33 em Tabatinga. As entrevistas foram realizados por meio de telefone fixo ou móvel.

Fonte: Em Tempo