Linhão de Tucuruí finalmente sairá do papel

Está marcado para o primeiro semestre de 2013 o leilão das obras de extensão do Linhão de Tucuruí, que vai ligar os municípios da região do Baixo Amazonas ao Sistema Integrado Nacional de Energia Elétrica. Com a ligação, a meta é acabar com o racionamento de energia elétrica que afeta vários municípios amazonenses, entre eles Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Urucurituba e Maués.

O anúncio das obras do Linhão foi feito nesta quarta-feira (10) pelo deputado estadual Tony Medeiros, durante discurso na Assembleia Legislativa. Tony lembrou que em 2011, quando assumiu o mandato de deputado estadual, seu primeiro pronunciamento foi cobrar do Governo Federal o fim do racionamento de energia elétrica no Amazonas.


Após reunião em Brasília com o ministro de Minas e Energia, Édison Lobão, ocorrida em agosto de 2011, o deputado Tony Medeiros conseguiu incluir os municípios da margem direita do rio Amazonas na rota do Linhão de Tucuruí. 


“O Linhão ia passar apenas pelo lado esquerdo do rio Amazonas. Com isso, vários municípios como Parintins, Barreirinha e Boa Vista do Ramos, entre outros, ficariam de fora da rota do Linhão”, afirmou o deputado.


A proposta encaminhada por Tony Medeiros e aceita pelo ministro Édison Lobão é estender o linhão aos municípios da margem direita do rio. “Apresentei a proposta e ela foi aceita pelo ministro. Se não brigássemos pela proposta, vários municípios continuariam com racionamento de energia elétrica”, acrescentou Tony.

Tony Medeiros cobra promessa feita pelo ex presidente Lula.

A ligação do Amazonas ao Sistema Integrado Nacional foi anunciada em 2003, durante visita do então presidente Lula ao Festival Folclórico de Parintins. 


Naquela época, lembra Tony, a ministra de Minas e Energia era Dilma Roussef, que garantiu que o racionamento energético no Amazonas estava com os dias contados. “Estamos cobrando do Governo Federal o cumprimento da promessa feita pelo ex presidente Lula e pela presidente Dilma Roussef”, ressaltou o deputado.


Segundo informações da Empresa de Pesquisa Energética (Epe), vinculada à Eletrobrás e ao ministério de Minas e Energia, a construção das torres e extensão dos cabos do Linhão será feita em etapas. A intenção, segundo a Epe, é atingir o maior número possível de municípios amazonenses e modernizar as unidades geradoras de energia nestas localidades.
Tony Medeiros destacou que após a ligação de Parintins ao Linhão de Tucuruí, o município terá condições de atrair investimentos da iniciativa privada e gerar empregos na cidade. “Existe uma fábrica de cimento interessada em instalar-se em Parintins, mas o fornecimento de energia elétrica confiável é fundamental para o sucesso do projeto”, completou Tony.


Fonte: O Jornal da Ilha