Braga comemora crescimento industrial do AM apontado pelo IBGE e fala de eleições


O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), exaltou nesta quarta-feira (10), em discurso no Plenário, o crescimento de 7,6% da produção industrial do Amazonas no mês de agosto. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com exceção de Goiás, o crescimento do Amazonas superou os demais estados da federação.
O senador ressaltou que o estado sentiu os efeitos da crise internacional, com o registro de quedas na produção de motocicletas, material eletrônico e aparelhos de comunicação, porém, ainda assim, de acordo com o IBGE, a indústria amazonense apontou crescimento de 7,2% no setor de alimentos e bebidas e de 21,3% no setor de produtos químicos.
“Acreditamos que os auspiciosos resultados do comportamento da indústria no Brasil e em particular, no Amazonas, são os primeiros reflexos das medidas anticíclicas e estruturantes adotadas pelo governo da presidenta Dilma Rousseff, com o propósito de reduzir o impacto da crise internacional sobre a economia brasileira”, ressaltou.
Entre essas medidas o senador citou a redução dos juros, da ampliação das linhas de crédito dos bancos oficiais – especialmente para a compra de motocicletas – e da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, linha branca, móveis e matérias de construção.
“Estamos falando também de medidas estruturantes como a desoneração da folha de pagamento, que já contemplou 40 setores com a troca da contribuição de 20% para a previdência por uma alíquota de 1% a 2% sobre o faturamento da empresa. E do programa Reintegra que devolve à indústria 3% da receita obtida com a exportação dos seus produtos”, acrescentou.
Por causa dessas e de outras medidas adotadas pela presidenta Dilma, o líder go governo disse acreditar na recuperação do crescimento brasileiro e do retorno a um crescimento sustentado do Produto Interno Bruto (PIB), com destaque para o papel da Zona Franca de Manaus nessa recuperação.
Eleições
Ainda em Plenário, o senador Eduardo Braga falou aos demais senadores sobre os resultados das eleições municipais no Amazonas. Ele informou que 95% dos prefeitos eleitos no interior são de partidos da base aliada do governo do Estado e do governo federal. Em Manaus, Braga disse estar confiante na eleição de Vanessa Grazziotin (PCdoB) no segundo turno.
“Ela representa a mudança e a esperança para a nossa cidade, enquanto o outro candidato representa a continuidade do governo atual”, finalizou.
Dilma em Manaus
Em reunião com o senador Eduardo Braga na manhã desta quarta-feira, a presidenta Dilma Rousseff confirmou que irá a Manaus para apoiar a eleição de Vanessa Grazziotin à Prefeitura da cidade. A data da visita da presidenta para participar de comício da candidata do PCdoB ainda está sendo agendada.
Assessoria de Imprensa