Temporal afunda barco e deixa Maués sem energia elétrica


Chuva forte com rajadas de vento atingiram o município na madrugada.Temporal trouxe prejuízos ao município, mas não houve vítimas fatais.
Barco com seis missionários evangélicos naufragou (Foto: Carlos Eduardo Matos)
Um temporal atingiu Maués, a 276 km de Manaus, no início da madrugada desta segunda-feira (10). A chuva deixou alguns bairros do município sem energia elétrica, derrubou muros e árvores e destelhou casas. Além disso, duas embarcações foram atingidas, sendo que um de pequeno porte chegou a naufragar, segundo informações Polícia Militar do município.
Segundo testemunhas, o temporal ainda afundou um barco motor também nas proximidades do porto de Maués. A tripulação formada por seis pessoas missionários evangélicos foi surpreendida pela chuva que fez o barco virar e afundar. As vítimas foram resgatadas e ninguém ficou ferido. Um homem chegou a ser levado ao Hospital de Maués Dona Mundiquinha, mas passa bem. Nesta manhã, a Polícia Militar de Maués faz um levantamento dos prejuízos causados pelo temporal.
Temporal deixou Maués sem energia e chegou a derrubar árvores (Foto: Carlos Eduardo Matos)
 A chuva iniciou por volta de 1h30 da madrugada e destelhou parte do Estádio Municipal Manoel Baraúna Filho. Segundo o sargento da Polícia Militar de Maués, Dorronaldo Capucho, uma embarcação de pequeno porte intitulada Avatar, a qual estava ancorada no porto da cidade, ficou à deriva durante a madrugada. “Havia apenas um rapaz que cuidava do barco no momento do acidente e ele se salvou. Com o temporal e muitos relâmpagos, o banzeiro (movimentação das águas do rio) fica alto e mais forte, o que leva  o motor do barco a ficar desprotegido”, afirmou o sargento.
Mais temporal
A cidade de Maués ainda deve ser atingida com pancadas de chuvas seguidas de rajadas de vento durante os próximos dois dias, segundo previsão da chefe do 1º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lúcia Gularte.

“Com as rajadas de vento, inicia as trombas d’água e redemoinhos no meio do rio. As chuvas fortes e de curta duração vão continuar em Maués e chegarão a Manaus. Na Zona Leste da cidade, as chuvas já iniciaram”, analisou a meteorologista.

Inmet estima que temporal como o ocorrido em Maués será comum neste período do ano (Foto: Carlos Eduardo Matos)
Fonte: G1