Atletismo do AM em busca de medalhas nas Olimpíadas Escolares

Urucurituba, Maués, Parintins, Manicoré, Silves e Barreirinha são a base do Amazonas.
Atletismo amazonense tem a base formada por atletas do interior (Márcio Melo)
Chegou o grande dia para 77 estudantes-atletas de Manaus, Urucurituba, Maués, Parintins, Manicoré, Silves e Barreirinha. Tudo porque eles foram campeões em suas modalidades nos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) e se credenciaram para participar da etapa nacional, em Poços de Caldas (MG), de hoje até o dia 15 de setembro. Ontem, viajaram 39 atletas e hoje embarcam mais 38 competidores, todos em disputa de modalidades individuais.
Deixar a família e os amigos não foi fácil, principalmente para os atletas do interior, que este ano formam a base do atletismo. Dos 21 alunos classificados, 12 são de municípios interioranos do Amazonas. Como é o caso do estudante-atleta de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus), Matheus Victor Lopes e Lopes, 14, que viajou 28 horas de barco descendo o rio Amazonas até chegar a capital.
“Foi muito difícil deixar a família. A torcida em Barreirinha está grande e todo mundo está apoiando. Quero trazer uma medalha para o Amazonas”, declarou Matheus, que vai competir no lançamento de disco e representa a Escola Estadual Professora Maria Belém. 
Além de Matheus, outro representante de Barreirinha marcará presença em Poços de Caldas: Daniel da Costa Ribeiro, 13, da Escola Municipal Hilma Dutra, que compete no lançamento de dardo e salto em distância. Os dois atletas participam das Olimpíadas Escolares pela primeira vez.

Parintins
A parintinense torcedora do boi-bumbá Garantido, ÉricaCursino Ferreira, 14, fez sua primeira participação nos JEA’s neste ano e de quebra conquistou o ouro no salto em distância. Com três meses de preparação ela espera superar a ansiedade de sair pela primeira vez do Estado. “Estou nervosa e ansiosa, mas estou com muita expectativa de fazer boas provas”.
Esportes coletivos na agenda No próximo dia 10, mais 78 atletas viajam para Poços de Caldas. Eles participarão nas modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei, todos nos naipes masculino e feminino. Investindo pesado para ganhar medalhas, além dos 77 estudantes-atletas, a delegação amazonense é composta por uma equipe de profissionais e professores que darão todo o suporte aos alunos, numa tentativa de subir no quadro de medalhas.
Nas Olimpíadas Escolares
Individual:
 Atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez.
Coletiva: Basquete, futsal, handebol e vôlei
Fonte: Acrítica