Equipe juvenil do Amazonas vai a Minas Gerais em busca do ouro nas Olimpíadas


Foi apresentada a delegação que vai representar o Estado em Poços de Caldas entre os dias 6 e 15 de setembro.
Luana conquistou a Copa Brasil (2011) e o Campeonato Amazonense entre outros troféus no currículo       (Arquivo AC)
O sonho de 156 estudantes-atletas do Amazonas de participarem das Olimpíadas Escolares na etapa infantil (12 a 14 anos) está prestes a se tornar realidade. Tudo porque, quinta-feira (30), foi apresentada a delegação que vai representar o Estado em Poços de Caldas entre os dias 6 e 15 de setembro.
Os mesatenistas e irmãos Leonardo e Luana Lameira (14 e 13 anos) estão ansiosos para o grande dia. Ele, representante do La Salle, vai para sua segunda participação nas Olimpíadas Escolares. Com a experiência adquirida ano passado promete voltar com a dourada. “Treinei forte para ter um bom resultado”, comentou Leonardo, discípulo do professor Mário Costa.
Estreante na competição, Luana Lameira já acumula no currículo vários títulos, como a Copa Brasil (2011), Campeonato Amazonense, entre outros e, com as técnicas adquiridas com o professor Israel Barreto, garante que fará bonito. “Apesar de ser minha primeira Olímpia, estou esperando bom resultado”, acrescentou a aluna da Escola Estadual Professora Alda Barata.
Experiência internacional
A judoca Greice Kelly, 13, fará sua segunda participação nas Olimpíadas Escolares. Em 2007 ficou em sétimo lugar, mas as conquistas do Pan Americano (Argentina), Campeonato Brasileiro e o Amazonense por equipes, colocam a casca-grossa como favorita ao título na categoria até 64kg. “Comecei a treinar forte. Desta vez vou trazer medalhas”, se anima a faixa roxa da Escola Estadual Manoel Rodrigues.
Bom de bola
Uma das promessas para o futsal amazonense, o boleiro Gustavo Pierre, 14, também estreia nas Olimpíadas Escolares.  Aluno do Centro Educacional Recanto da Criança, ele confia na tradição da escola em conquistar títulos regionais e nacionais para levantar mais um troféu. “A expectativa é boa porque a escola tem história e um bom currículo no futsal”, declarou o ala esquerda, aluno do 9º ano no Ensino Fundamental.
 Viagem em duas delegações
A delegação amazonense nas modalidades individuais viaja dia 5 de setembro com retorno no dia 10. Já nas modalidades coletivas o embarque está marcado para o dia 10 de setembro, com retorno no dia 16. Além dos estudantes-atletas, pelo menos 20 profissionais de educação física e médicos farão parte da equipe. A disputa por medalhas acontece em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.  A turma do atletismo é formada, na maioria, por interioranos. Dos 21 classificados, 12 são representantes dos municípios de Urucurituba, Maués, Parintins, Manicoré, Silves e Barreirinha.
Fonte: Acrítica