Prefeitos do AM pressionam por mais agências bancárias no interior


O presidente da AAM, ressalta que a ausência de instituições financeiras públicas – não apenas o Banco do Brasil, mas da Caixa Econômica e do Basa – dificultam o acesso das administrações a diversos programas sociais do Governo Federal.

Prefeitos e prefeitas do interior do Amazonas reunirão nesta quinta-feira (dia 9), em Manaus, para pressionar o Banco do Brasil e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a implantação de novas agências destas instituições nos municípios do Estado.

A reunião encabeçada pela Associação Amazonense de Municípios (AAM) para diminuir o vazio institucional entre as cidades e a capital. Levantamento da entidade divulgado em setembro de 2011 aponta que dos 61 municípios do interior, 43 não possuem nenhuma agência bancária oficial e 51 não tem Previdência Social.

O presidente da AAM, Jair Souto, ressalta que a ausência de instituições financeiras públicas – não apenas o Banco do Brasil, mas da Caixa Econômica e do Basa – dificultam o acesso das administrações a diversos programas sociais do Governo Federal cujos repasses são feitos exclusivamente para órgãos oficiais.

“No caso do INSS, a situação também é alarmante, pois os trabalhadores do interior simplesmente ficam sem aposentadoria ou qualquer tipo de assistência e cobertura da previdência, apesar de contribuírem mensalmente com seus impostos”, avalia Souto, acrescentando que o instituto federal é superavitário do Amazonas. “É superavitário porque arrecada muito ou porque não distribui corretamente os benefícios?”, questiona o prefeito de Manaquiri. O gerente executivo do INSS no Amazonas, Bergson Benjamin de Melo tem presença confirmada no encontro.

No evento que acontece durante todo o dia no hotel Caesar Business, às 15h30 deputados estaduais reúnem com os prefeitos, para apresentar os projetos e ações em tramitação este ano na Assembléia Legislativa do Estado (ALE-AM), destinados aos municípios do interior.
Às 16h, será a vez do titular da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Airton Ângelo Claudino apresentar as ações do Governo Estadual e atender as demandas dos prefeitos.

Na sequencia, representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apresentam as diretrizes e parcerias com os municípios para este ano. E às 17h, o evento encerra com o painel “Discussão sobre as Políticas Públicas em 2012 em benefício dos municípios do Estado do Amazonas”, com a participação de deputados federais e senadores da bancada do Estado no Congresso Nacional.

Convênio
A AAM firma convênio com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM) para a promoção e desenvolvimento de políticas de desenvolvimento econômico nos municípios do interior do Estado, com ênfase no treinamento e capacitação de mão de obra para o setor de serviços.

Esta é a reedição da parceria entre AAM e Sebrae que já rendeu, entre outros avanços ao municipalismo amazonense, diversos projetos destinados ao incentivo dos diversos setores produtivos no interior do Estado.

“Todo e qualquer apoio que possa elevar a economia e a qualidade de vida dos moradores do interior deve ser comemorada porque um dos maiores desafios que enfrentamos é oferecer e criar alternativas para aumentar a arrecadação e os rendimentos da população”, avalia Jair Souto.

Fonte: Acrítica