Comarcas do MP-AM já possuem acesso à internet


A parceria entre o Ministério Público do Estado do Amazonas e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para levar Internet até as Comarcas do interior do estado começou a colher os primeiros resultados. A parceria proporciona a divisão de esforços na instalação de novas antenas e atualização das já instaladas. Na próxima semana será instalada mais uma antena VSAT (Very Small Aperture Terminal) , no município de Boca do Acre. Atualmente, 32 promotorias já possuem à Internet através das antenas Vsat instaladas.
Os municípios são: Anamã, Anori, Atalia do Norte, Barreinha, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Canutama, Carauari, Coari, Codajás, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Juruá, Manacapuru, Manicoré, Maraã, Nhamundá, Novo Aripuanã, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Oliveira, Silves, Tapauá, Tefé e Urucurituba.

Este recurso proporciona ao Promotor de Justiça e servidores, uma importante ferramenta de trabalho. Para a Administração Superior , representa um meio de obter informações em tempo real da produtividade dos membros com transparência, com o objetivo de cumprir seu papel de guardião dos interesses da sociedade.

"O Ministério Público Estado do Amazonas, com a implantação das antenas VSAT, em parceria com o TJAM, quer elevar a qualidade da prestação jurisdicional nas longínquas localidades de  nosso estado", disse o Procurador Geral de Justiça, Francisco Cruz.

Os terminais VSAT do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), como em qualquer outro terminal desse tipo, fazem parte de uma rede constituída por três componentes básicos: as próprias estações VSAT, uma estação master opcional e um satélite ou conjunto de satélites de retransmissão. Para este ano de 2012, haverá uma programação de instalação das antenas para atender a todas as Comarcas do interior do Amazonas.

Fonte: Site do Ministério Público do Estado do Amazonas