Manaus deixa lista de cidades com risco de epidemia de dengue

Dos 561 municípios avaliados pelo MS, 48 estão em situação de risco para epidemia de dengue, 236 estão em alerta e 277 apresentam índice satisfatório. Amazonas não possui cidades na lista.

Manaus - O Ministério da Saúde (MS) divulgou nesta segunda-feira (05), o Mapa da Dengue no país, apontando evolução na situação de Manaus, que já esteve na lista das cidades com risco para epidemia de dengue, e nesse novo levantamento, é indicada apenas como em alerta, com índice muito próximo do que é considerado satisfatório, pelo órgão federal.

O resultado, na avaliação do secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, mostra uma situação de controle sobre os casos de dengue na capital amazonense. Mas, ele adverte que é preciso continuar e até intensificar as operações de combate à doença e as ações individuais de inspeções rotineiras pela população, para que os índices diminuam ainda mais.

“Manaus, por ser uma área tropical, já é naturalmente considerada como em situação de alerta para a dengue. Neste período de chuva, em especial, é importante manter o monitoramento rotineiro, para evitar o acúmulo de água em locais e recipientes que podem funcionar como criadouro do Aedes aegypti”, afirmou, lembrando que o levantamento do MS mostra que mais de 80% dos criadouros do mosquito da dengue estão no ambiente doméstico.

Dos 561 municípios avaliados pelo MS, 48 estão em situação de risco para epidemia de dengue, 236 estão em alerta e 277 apresentam índice satisfatório. O Mapa da Dengue foi elaborado com base no Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os meses de outubro e novembro deste ano, em parceria com as secretarias municipais de saúde.

O levantamento do MS é feito anualmente. Na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus realiza o LIRAa trimestralmente e o Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira que passará a adotar essa mesma periodicidade.
O MS considera como em situação de risco as cidades com índice superior a 3,9%. Em alerta estão os municípios com índice entre 1% e 3,9%. Manaus aparece com 1,3%. É considerado como índice satisfatório abaixo de 1%. Na categoria em situação de alerta, o MS destaca como os mais preocupantes, entre as capitais, Salvador, com 3,5%; Recife, com 3,1%, Belém, com 2,2%, São Luís, com 1,6% e Aracaju, com 1,5%.

No Mapa da Dengue nenhum município amazonense aparece em situação de risaco para epidemia da doença. Com índice satisfatório encontram-se 12 – Rio Preto da Eva, Novo Aripuanã, Maués, Nhamundá, Parintins, Iranduba, Itacoatiara, Apuí, Boca do Acre, Careiro da Várzea, Tabatinga e Tapauá. Na lista dos que estão em alerta, além de Manaus, encontram-se Barcelos, Borba, Codajás, Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Novo Olinda do Norte, Novo Airão e Tefé.

Operação de Combate à Dengue
Em Manaus, uma das principais ações que vem sendo adotadas pela Prefeitura no combate à dengue é a “Operação Impacto”, que começou mais cedo este ano, em outubro, por causa da antecipação do período chuvoso. A operação, que normalmente se realizava em dezembro, reúne Prefeitura, Governo do Estado e Forças Armadas.

Em um mês de operação, os agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), junto com os militares das Forças Armadas, já inspecionaram mais de 110,7 imóveis, realizando a eliminação de 101 mil depósitos que serviam de criadouro para o mosquito da dengue e tratando com larvicida outros 12,5 mil depósitos. De acordo com o secretário Francisco Deodato, até o final da operação, prevista para durar cinco meses, deverão ser inspecionados, aproximadamente, 350 mil imóveis em toda a cidade.

Segundo Deodato, a população tem recebido muito bem os agentes da “Operação Impacto”. O índice de recusa em autorização a inspeção do imóvel está bastante baixo – menos de 2% dos imóveis visitados. “Mas é muito importante que, além de receber bem os agentes da operação de combate à dengue a população adote como prática diária as medidas preventivas que são orientadas durante a visita de inspeção”, diz Deodato.

Cronograma para esta semana
A “Operação Impacto de Combate à Dengue” continua as visitas casa a casa nesta semana, com a finalidade de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de orientar a população sobre as medidas de prevenção contra a doença.

Na zona Leste, durante toda a semana, os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e os soldados da Aeronáutica estarão dando prosseguimento ao trabalho de inspeção domiciliar no bairro Tancredo Neves.
Na zona Oeste, os soldados do Exército continuam percorrendo as residências do bairro da Compensa.

Na zona Norte, os agentes de endemias dão continuidade às ações no bairro Novo Aleixo.
Na zona Sul, os agentes de endemias começam a percorrer os domicílios do bairro Educandos. Os soldados da Marinha continuam atuando na área do Japiim.
As atividades da operação serão suspensas apenas na quinta-feira (8), em virtude do feriado estadual dedicado à Padroeira do Amazonas.

Sobre o LIRAa
O Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) é uma das ferramentas utilizadas pela vigilância epidemiológica do município, para orientar as ações de controle da dengue na capital, priorizando as áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor da doença.

Fonte: D24am