Presidente da Câmara Municipal de Boa Vista do Ramos assume a prefeitura da cidade

O prefeito e o vice-prefeito da cidade foram afastados do cargo após descumprimento de decisão judicial.

O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista do Ramos (a 270 quilômetros de Manaus), Marlon Trindade (PT), assumiu pela segunda vez, em menos de duas semanas, a Prefeitura do Município.  O prefeito da cidade, Elmir Lima Motta (PSD), o Freedon, e o vice Glauciomar Pimentel (PSC) foram novamente afastados dos cargos, por um prazo de 90 dias devido ao descumprimento de uma decisão do juiz Flávio Pascarelli. Esta é a segunda vez que o prefeito é afastado do cargo.

O magistrado havia determinado o retorno e o pagamento de 30 servidores municipais afastados dos serviços pelo prefeito, por haverem participado de protestos nas ruas da cidade contra a administração dele. A denuncia foi feita pelo Sindicato dos Professores do Município de Boa Vista do Ramos.

No dia 24 de outubro, deste ano, Elmir Motta foi julgado por improbidade administrativa e desvio de verba, e também afastado por 90 dias, mas reassumiu no dia 02 de novembro, por força de liminar concedida pelo juiz Pascarelli, mas cinco dias depois foi novamente afastado pelo Poder Legislativo.
O prefeito interino Marlon disse que Elmir Freedon não pagou os salários desses professores relativos aos meses de junho, julho e agosto, conforme decisão judicial. “O Sindicato dos Professores entrou na Justiça para dizer que o pagamento não foi feito e apresentou também denuncia na Câmara”, disse Trindade.

Marlon disse ainda que pretende pagar os professores e também o funcionalismo público, mas suspeita que o dinheiro destinado a este fim teria sido sacado pelo prefeito Freedon. “Da última vez que assumimos, ele (Elmir) havia sacado todo o dinheiro do Fundef, que
é um recurso federal específico para pagar os professores. Mas até o salário do mês de outubro dos funcionários está em atraso. Hoje vamos ao banco saber o que ele deixou”, declarou.

Marlon Trindade informou que a ordem judicial foi publicada no dia 12 de setembro, determinando o imediato retorno dos funcionários, mas que o prefeito decidiu pelo chamamento somente 20 dias depois e mesmo assim não pagou os salários atrasados.
Os servidores participavam de um protesto nas ruas que reuniu movimentos sociais, em
decorrência do Tribunal de Contas do Estado, haver reprovado as contas do prefeito Freedon, relativo ao exercício de 2009. O prefeito foi afastado do cargo por cinco votos a três em sessão realizada na noite de segunda-feira, na Câmara.
A reportagem tentou ouvir o prefeito Elmir Lima Mota,  91xx 56xx mas as chamadas para o seu telefone celular caiam na Caixa Postal. Assessores próximos a Freedon disseram que ele está recorrendo da decisão da Câmara Municipal.

CAOCRIMO
O coordenador do Centro de Combate ao Crime Organizado (CAO-Crimo), do Ministério Público do Estado (MP-AM), promotor de Justiça, Fábio Monteiro, está desde a terça-feira (8) em Boa Vista do Ramos. Fábio está colhendo o depoimento de secretários e de servidores municipais.
As denuncias de improbidade administrativa são na área da saúde, educação e convênios.

Fonte: Acrítica