Inscrições para o vestilbular da UEA iniciam nesta segunda (19)

Entre as novidades oferecidas pelo certame - cujas inscrições só podem ser feitas pela internet -, estão o sistema de avaliação e três novos cursos de graduação.


Nesta segunda-feira (19) começam as inscrições para o Vestibular acesso 2012, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Um total de 5.060 vagas, distribuídas em 24 municípios do Amazonas – além de Manaus -, estão sendo oferecidos pela instituição, que estará com as inscrições abertas até o dia 19 de outubro.
As provas estão marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet nos endereços www.uea.edu.br ou www.vunesp.com.br. No portal da UEA, o candidato encontrará informações mais detalhadas sobre as novidades do Vestibular 2011 que ganhou três novos cursos e um mecanismo a mais de acesso aos cursos de Graduação oferecidos em todo o estado.

Novidades
Uma das novidades para este vestibular é o Sistema Integrado Seriado (SIS) que avaliará, com provas anuais, o aproveitamento do candidato em cada uma das três séries do Ensino Médio e selecionará os melhores desempenhos, a exemplo dos processos seletivos seriados adotados em grande parte das universidades brasileiras.

No SIS, o aluno também escolherá o curso superior somente no terceiro ano.
As inscrições para o SIS devem ser feitas via internet no endereço www.uea.edu.br entre 19 de setembro e 19 de outubro e a prova desta primeira etapa está marcada para o dia 11 de dezembro.

Nesta primeira etapa só serão aceitas inscrições de candidatos matriculados na primeira série do Ensino Médio que começam, este ano, a acumular os pontos para, depois da terceira etapa, ingressar em um dos cursos de Graduação oferecidos pela UEA de acordo com o total de pontos conquistados.
O valor da taxa de inscrição do SIS é R$ 30 (trinta reais) e pode ser paga em qualquer agência bancária.

Do total das vagas disponíveis em cada Vestibular, 40% serão destinadas a estudantes que participaram do Sistema Integrado Seriado (SIS)  o que na opinião do reitor da UEA, professor José Aldemir de Oliveira “é mais uma forma de gerar oportunidades para que estudantes de todo o estado tenham a cada ano maior acesso a um curso superior de qualidade”.
Ele chama a atenção para o fato de que a UEA adota um sistema próprio de distribuição de vagas com 11 grupos diferentes, dos quais um deles será criado neste Vestibular para atender aos candidatos a um dos três novos cursos.

Entre os cursos novos estão Bacharelado em Saúde Coletiva, com vagas em 18 municípios e Tecnologia nas áreas de Agrimensura, em três municípios e Gestão Pública com oferta de vagas para 24 municípios amazonenses.
Os novos cursos já estão incluídos no Vestibular 2011 com início das aulas marcado para o segundo semestre de 2012.

Fonte: Acrítica