Número de cidades em emergência devido à cheia no AM sobe para 42

435 mil pessoas já foram afetadas pela subida do nível das águas.Nove cidades passaram a integrar lista de emergência da Defesa Civil.

Cheia em Boa Vista do Ramos no ano de 2012. Foto: Arquivo do Portal BVR

Subiu para 42 o número de municípios em situação de emergência por conta da cheia nos rios do Amazonas. Segundo a Defesa Civil do Estado, Alvarães, Boa Vista do Ramos, Iranduba, Urucurituba, Parintins e Urucará, Manaquiri e Barreirinha se juntaram às 33 cidades afetadas pelas enchentes. A situação de Manaus, que teve emergência decretada pela Prefeitura em maio, também foi reconhecida pelo órgão nesta quarta-feira (10).

A Defesa Civil do Estado estima que 435 mil pessoas  - o que equivale a 87 mil famílias - já foram afetadas pela subida do nível das águas.

Em publicação desta semana, o Diário Oficial da União (DOU) reconheceu situação de calamidade pública em Benjamin Constant, a 1.118 Km de Manaus. Segundo a Defesa Civil, no entanto, a cidade continua no grupo de emergência.

Até o momento, Boca do Acre é a única cidade em calamidade pública, informou o órgão.
No DOU, constam sete municípios em situação de emergência: Alvarães, Urucará, Boa Vista do Ramos, Iranduba, Manaus, Parintins e Japurá- ao G1, a Defesa Civil informou que este último não teve a situação reconhecida pelo Governo Estadual.

Mais de 500 toneladas de cestas básicas e kits para higiene já foram entregues às famílias atingidas pela enchente em todo o estado.

Na terça (9), o Ministério da Integração Nacional havia anunciado repasse de R$ 2,5 milhões a municípios prejudicados pela cheia.

Ajuda

O objetivo é garantir alimentos aos ribeirinhos, que nesta época ficam com a produção agrícola comprometida. Além de alimentos, a população recebe kits de dormitório (colchões, redes, mosquiteiros), medicamentos, filtros de água e hipoclorito de sódio.

Fonte: G1