Pisicultores de Parintins recebem remessa de pós larva de alevinos


Cem mil pós larva de tambaqui foram entregues pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) no final do mês de maio para a Associação dos Piscicultores de Parintins e já estão nos viveiros da unidade de produção de alevinos na comunidade do Açaí, no km 16, na estrada da Vila Amazônia. Dentro do prazo de 45 dias, passa-se do estágio de larvas para alevinos.

O técnico de pesca do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), José Cursino, afirma que os alevinos vão atender a demanda dos criadores de Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e até Maués. “Tem que entender que a unidade de produção de alevinos de Parintins não é da associação dos piscicultores”, explica.

A unidade de produção é do Governo do Estado. A associação tem responsabilidade de coordenar e desenvolver o programa de alevinagem, seja de tambaqui ou matrinxã. “No momento, nós estamos só com o tambaqui, mas a unidade de produção é para atender a demanda do baixo Amazonas. Essa é uma ação do Governo do Estado com a associação”, ressalta o técnico.

Na primeira remessa, chegaram 100 mil larvas para serem colocadas nos tanques de criação na Vila Amazônia. “Acompanhamos esse trabalho diariamente. A partir do momento que nós trabalhamos com pós larva, é uma sequência de acompanhamento, porque tudo é um período de formação dos peixes para transferir aos piscicultores”, conclui José Cursino.

Fonte: Repórter Parintins