Agricultores de Maués recebem atendimento em nova embarcação

Desde o final de agosto, agricultores do município de Maués (distante 698 km de Manaus), passaram a receber o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) por meio da nova embarcação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), denominada Emater XXIII. A embarcação que estava desativada há muitos anos, foi recuperada e ampliada e passa a atender as 220 comunidades existentes na região, nas atividades de ATER. Para o gerente da Unidade Local do IDAM, Ademir Viana Bentes, o principal objetivo da viagem foi atender a demanda de crédito especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinado a produtores do grupo B, que são os agricultores familiares, extrativistas e famílias indígenas.


A viagem foi iniciada na reserva indígena Andirá / Marauá localizada no rio Marau. A atividade contou com a participação da equipe técnica da Unidade Local, que foi preparada com todos os equipamentos necessários como máquina copiadora para xerocopiar a documentação dos agricultores, notebooks para emissão de DAP off-line, impressoras e uma lancha de 60 HP, com vistas ao atendimento de beneficiários ao crédito especial, cedido pelo Pronaf.
Os atendimentos também foram realizados, nas comunidades de Vila Nova II e Ilha Michiles. A atividade desenvolvida, atendeu cerca de 195 famílias do município com os serviços de crédito especial, cadastro e emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), além das palestras educativas sobre crédito rural.


Fonte: Thomaz rural