Reunião discute criação de unidade da Fucapi em Parintins


O deputado estadual Tony Medeiros participou ontem (terça-feira), na sede da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), em Manaus, da reunião que discutiu a criação de uma unidade educacional da Fucapi no município de Parintins.

A reunião teve a presença da diretora presidente da Fucapi, Isa Assef dos Santos, do diretor de Educação da instituição, Niomar Pimenta, e do coordenador do Centro de Cooperação e Negócios da Fucapi, Renato Frota, entre outros técnicos e representantes da instituição.

De acordo com a proposta de Tony Medeiros, o município de Parintins receberia uma unidade da Fucapi para qualificar trabalhadores e estudantes que vivem na região do Baixo Amazonas. A idéia é oferecer cursos voltados às características regionais das localidades, facilitando dessa forma a entrada dos estudantes no mercado de trabalho.

A Fucapi é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que atua nas áreas de pesquisa, educação e serviços tecnológicos, trabalhando em parceria com várias empresas do Pólo Industrial de Manaus.

Entre os cursos oferecidos pela Fucapi e podem ser levados para a unidade de Parintins estão Design e Mecatrônica, informou Tony Medeiros. A realização dos cursos pode aprimorar a mão de obra dos artistas que trabalham na elaboração e realização do Festival Folclórico de Parintins.

“São cursos voltados para a realidade de Parintins, onde centenas de pessoas vivem da arte e da cultura”, destacou Tony. “O curso de Mecatrônica, por exemplo, vai ensinar aos nossos artistas como aprimorar a construção de alegorias”, acrescentou.

A diretora presidente da Fucapi, Isa Assef dos Santos, disse que em breve os técnicos da instituição irão a Parintins para conhecer as características regionais do município. A intenção é elaborar um plano de metas que permita a instalação da unidade da Fucapi em Parintins e que também atenderá estudantes e trabalhadores das cidades de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá e Maués.


Fonte: O Jornal da Ilha