Archive Pages Design$type=blogging

destaque

Internet sem qualidade ameaça prefeituras do AM


Precariedade da Internet no Amazonas é um dos obstáculos para cumprimento da Lei de acesso a informações públicas.

Internet precária e a ausência de profissionais capacitados para atualizar e armazenar dados em tempo real serão obstáculos para a implementação da Lei de Acesso a Informações nos municípios amazonenses.
A previsão é do presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Jair Souto (PMDB). Segundo ele, que é prefeito de Manaquiri (a 65 quilômetro de Manaus), por causa do serviço de baixa qualidade de Internet algumas prefeituras do interior devem descumprir obrigações da Lei condicionadas a esse meio de comunicação.

Apesar de ficar conhecida por acabar com o sigilo eterno de documentos, a nova legislação, que entra em vigor em maio de 2012, também vai garantir e facilitar o acesso a informações sobre a administração dos recursos públicos. Uma das imposições da regra para órgãos públicos é a obrigatoriedade da publicação das informações em sites oficiais na rede mundial de computadores (Internet).

“Acredito que teremos um ou outro descumprimento por conta do veículo Internet. Se em Manaus a Internet não é de boa qualidade, imagine no interior. Tem cidades que você envia um e-mail ou até uma mensagem de celular e a pessoa só vai receber uma semana depois”, disse Jair Souto.

Com o objetivo de conscientizar os gestores públicos sobre a obediência à Lei de Acesso a Informações, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e o Ministério Público de Contas (MPC) vão realizar uma audiência pública para debater o tema, nesta sexta-feira (10), às 10h, no auditório da Corte. Segundo o departamento de comunicação do TCE-AM, foram convidados para participar da audiência o governador Omar Aziz (PSD), o prefeito de Manaus Amazonino Mendes (PDT), secretários municipais e estaduais, e representantes da sociedade civil organizada.

A partir de maio, quando a Lei começa a valer, além das informações na Internet, qualquer cidadão poderá solicitar dados sobre a administração de todas as esferas de poder, incluindo sociedades de economia mista e ONG‘s que recebem verba pública. Por causa da “rotina de transparência” que o setor público terá que criar quando a Lei entrar em vigor será necessária a contratação de novos funcionários para, por exemplo, manutenção dos sites, atualização e criação dos serviços de informação ao cidadão, enfatizou Souto.

“As prefeituras, que já têm dificuldades para fechar suas contas por causa de gastos com saúde e educação, terão que contratar profissionais para levantar dados e colocar a disposição do cidadão. Mas concordo que temos que dar transparência aos nosso atos e temos que trabalhar nessa linha”, afirmou o prefeito.

Órgãos não estão preparados
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro, afirmou nessa quarta-feira (8), que os órgãos públicos ainda não estão preparados para atender às exigências da Lei de Acesso a Informações.

Desterro admitiu que falta transparência até mesmo no site do TCE-AM. “O portal do TCE-AM está passando por reforma. Identificamos que é um portal confuso, de difícil operacionalização”, disse o presidente.

A Lei de Acesso a Informações foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff (PT) no dia 18 de novembro de 2011. Os órgãos públicos têm até maio deste ano para se adaptar à nova legislação. Para o procurador-geral do Ministério Público de Constas (MPC), Carlos de Almeida, falta transparência aos gestores públicos.

“Há pouca transparência por falta de vontade. Mas, após a Lei, tem que ser prioridade. Os portais são uma coisa pró-forma (formal), com pouca informação”, afirmou.

Lei confronta cultura autoritária
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, Wilson Reis (SJPAM), aponta a Lei de Acesso a Informações como uma vitória também dos profissionais da imprensa.

“Porque nós sentimos na pele, principalmente aqueles que estão dentro das redações, à dificuldade que é obter informações junto a instituições públicas”, afirmou o sindicalista.
Precariedade da Internet no Amazonas é um dos obstáculos para cumprimento da Lei de acesso a informações públicas
Às vésperas da Lei ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff (PT), o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Shröder, declarou que nenhum lugar do Brasil vive hoje uma democracia plena e que a atividade jornalística sente de perto as consequências desta cultura. Isto porque, avaliou o dirigente, vários setores resistem à democratização e criam obstáculos ao acesso à informação.

A censura, afirma Shröder, não atinge só os documentos secretos dos tempos da Ditadura Militar, mas também números de funcionários em Assembleias Legislativas de todo o País, rendimento extras salariais em setores públicos entre outras informações que a imprensa e o cidadão comum têm dificuldade de acesso. “É uma cultura autoritária para evitar a crítica”, disse.

Fonte: Acrítica
Nome

acidente agricultura água animal bovinos câmara católico cheia cidadania comunicação concurso contas cooperativa corrupção cultura curso dança denúncia deputado destaque drogas economia educação eleições emprego enche enchente enchete encontro energia entretenimento esporte festa folclore futebol governador idam indígena infra estrutura internet justiça literatura luta maués meio ambiente moda morte municípios música padre padroeira pagamento parintins pescadores politica política porto prefeito prefeitura prisão processo seletivo professor projeto rondon psc reclamação recursos religião ronilson de souza rural saae saneamento básico saúde segurança senador tce telefonia trabalhador tráfico transporte uea veículo verbas vereador vestibular vivo
false
ltr
item
Portal de Boa Vista do Ramos: Internet sem qualidade ameaça prefeituras do AM
Internet sem qualidade ameaça prefeituras do AM
http://3.bp.blogspot.com/-CgOTxZFKXiM/TzR1ed_u3xI/AAAAAAAABFA/Ab8MyDalKRs/s400/Manaus-Amazonas-Amazonia-politica-interior-Internet-Transparencia-Qualificacao_Profissional-ameacao-TCE-AM-Precariedade-Lei-prefeituras_ACRIMA20120209_0001_15.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-CgOTxZFKXiM/TzR1ed_u3xI/AAAAAAAABFA/Ab8MyDalKRs/s72-c/Manaus-Amazonas-Amazonia-politica-interior-Internet-Transparencia-Qualificacao_Profissional-ameacao-TCE-AM-Precariedade-Lei-prefeituras_ACRIMA20120209_0001_15.jpg
Portal de Boa Vista do Ramos
http://www.portalbvr.com.br/2012/02/internet-sem-qualidade-ameaca.html
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/
http://www.portalbvr.com.br/2012/02/internet-sem-qualidade-ameaca.html
true
3426349743776412851
UTF-8
Not found any posts Leia mais Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDAMOS PARA VOCÊ Tag ARCHIVE Busca Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago