TSE aceita proposta e Boa Vista do Ramos mais 9 municípios terão zonas eleitorais extintas


O Tribunal Superior Eleitoral aprovou a extinção de dez zonas eleitorais nas comarcas de Anamã, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Caapiranga, Nova Olinda do Norte, Manaquiri,  Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves e Urucurituba.  Uma das exigências é que os municípios tenham mais de 70 mil eleitores.

Com a extinção dessas zonas eleitorais as populações do interior ficam no prejuízo, avaliam especialistas. Eles dizem que a ausência de juízes eleitorais nas comarcas vai abrir espaço maior para a corrupção e para a compra de votos nas futuras eleições.

Com essa mudança tem juiz que vai cuidar de dois municípios, ao mesmo tempo, em plena campanha eleitoral. Ou seja, serão titular de uma zona eleitoral e ficar com competência ampliada para a cidade que teve a zona extinta.

Nessas cidades, a Justiça Eleitoral ficará apenas com um núcleo para atender as demandas das campanhas, políticos e eleitores.  

Os eleitores das zonas eleitorais extintas serão redistribuídos para as zonas eleitorais ,sem alterações em seus locais de votação.

Os eleitores da Zona Eleitoral de Urucurituba serão redistribuídos para Itacoatiara; a Zona Eleitoral de Nova Olinda será agregada a Autazes, eleitores de Silves a de Itapiranga,  já os eleitores de Rio Preto da Eva  e do Careiro da Varzea pertencerão a comarca de Manaus, de Anamã ficará na zona de Manacapuru; de São Sebastião do Uatumã ficará em Urucará. Boa Vista do Ramos ficará em Maués e Manaquiri no Careiro

O TSE queria acabar mais de 30 zonas eleitorais no Estado. Mas o Tribunal Superior aceitou a proposta do TRE do Amazonas, que renegociou o tema da resolução, e aprovou a extinção de 10 municípios.

Fonte:http://www.deamazonia.com.br/?q=278-conteudo-59014-dez-municipios-ficam-sem-juizes-eleitorais-nas-proximas-eleicoes