TCE divulga 510 possíveis inelegíveis; lista de ex-prefeitos é grande

Ari Moutinho, presidente do TCE
A lista tem 510 nomes. São gestores que tiveram as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e são considerados possiveis inelegíveis. A lei da Ficha Limpa diz que politicos que tiverem suas contas reprovadas pela Corte de Contas dos Estados, estão fora da disputa eleitoral. A lista ainda não está completamente fechada, podendo aumentar ou dimunuir. A lista final deve ser divulgada no dia 05 de julho, no mês das convenções partidárias.

O listão foi divulgado no final da manhã desta quarta-feira (23), pelo presidente do TCE/AM, Ari Moutinho, durante coletiva de Imprensa, em Manaus.

O TCE informa que a cada dia 25 do mês, fará nova divulgação da lista atualizada, uma vez que muitos ingressaram com recursos. Há casos que as contas  já transitaram em julgado. Outros podem sair da lista, dependendo do aceite do Pleno, em novo julgamento. E até 5 de julho o TCE já deverá ter julgado todos os recursos dos gestores para então encaminhar os nomes ao Tribunal Regional Eleitoral que publicará a lista oficial dos políticos inelegiveis. Ou seja, quem ainda tem conta pendente, vai ter que correr para se habilitar se quiser ir as convenções e participar das eleições deste ano. 

Além de prefeitos, ex-prefeitos e ex-presidentes das Câmaras, os gestores de autarquias e fundos municipais também engrossam a lista.

Em Urucará aparecem os nomes dos ex-prefeitos Fernando Falabela, Antonio Taumaturgo Caldas e o atual prefeito Felipe Cabeça Branca. Em Tefé constam no listão os ex-prefeitos Francisco Helio Bezerra Bessa e Sindônio Gonçalves.

No Município de Rio Preto da Eva os ex-prefeitos  Ricardo Chagas, Fullvio Pinto e Anderson Souza. O ex-prefeito de Presidente Figueiredo, Fernando Vieira também esta no listão do TCE.

Nhamundá também aparece encabeçada pelo ex-prefeito Paulo Albuquerque e Tomaz Pontes. Mário Paulain também está na lista, mas aguarda julgamento de recurso.

Em Iranduba o prefeito cassado Xinaik Medeiros, que está preso, também teve contas reprovadas. José Maria Muniz também. Em Maués na mesma situação está o ex-prefeito Carlos Esteves.

O ex-prefeito de Parintins e atual deputado Bi Garcia também consta na lista, dos possiveis enelegíveis, decorrente de contas reprovadas em 2008. O ex-presidente da Câmara, Rildo Maia também.  

Representando Itacoatiara aparecem na lista da Corte de Contas Antônio Peixoto e Dom Marques. Em Boa Vista do Ramos figuram os ex-prefeitos: Vasco Ribeiro, Carmo Dácio, João Bosco e Elmir Lima.

Coari, que mudou muito de prefeito depois da prisão e cassação do ex-prefeito Adail Pinheiro, também tem uma lista mais extensa de gestores com contas negativas, : Adail, Arnaldo Mitoso, Emidio Neto, Roberval Rodrigues Silva, Josino Costa, Raudileno Cordovil, Luis Pires Neto, e José Lobo.

Sobrou também para o presidente da Associação dos Municípios e prefeito de Boa do Acre, Iran Lima. O prefeito de Barreirinha, Mecias Sateré e o ex-prefeito Gilvan Seixas também estão na lista. Os ex-prefeitos de Urucurituba Edivaldo Araujo e Felix Almeida engrossam a relação.

Manacapuru está na relação o nome do ex-prefeito Edson Bessa. Humaitá: Fausto Manoel e Silva e, Roberto Rui Guerra de Souza. 

EX-PRESIDENTES DAS CÂMARAS MUNICIPAIS
A lista do TCE complicou a  vida de Leonel Feitoza, presidente do Detran, pré-candidato a Prefeitura de Iranduba. Ele teve as contas reprovadas quando foi presidente da Câmara de Manaus, em 2007.

Em Parintins, Rildo Maia, ex-presidente da Câmara, que disputa a reeleição consta na lista.

Em Nhamundá, o prefeito Nene Machado, poderá procurar outro vice na chapa dele para concorrer a reeleição. Cleudo Oliveira Tavares, o Mantegão está na lista dos prováveis inelegíveis. O ex-presidente Luiz Ocivaldo Cordeiro também.

Em Coari a lista traz 15 ex-presidentes que passaram pela Câmara, nas ultimas temporadas. Em Itacoatiara aparece o nome de Alcimar Mendonça e em Barreirinha do ex-presidente Mauro Tavares. Em Presidente Figueiredo:  Messias Leite e Simão Teixeira. Já em Maués consta Deny Dorzane e Miguel Gonçalves. Tefé: Roberval Celestino, Carlos Cunha, Afonso Aguilar, Juvenal Correa. Já em Manacapuru os ex-presidentes da Câmara que estão no listão do TCE são: Antonio Machado e Vanderley Soares.
Boa Vista do Ramos estão relacionados:  João Bosco,  Valdemir Ribeiro, Marlon Trindade.

CLIQUE ABAIXO E VEJA A LISTA COMPLETA

Fonte: http://www.deamazonia.com.br/lendo/278-conteudo-10172-tce-divulga-510-possiveis-inelegiveis-lista-de-ex-prefeitos-e-grande