Coopmel inaugura fábrica em Boa Vista do Ramos para beneficiar mel

Abelhas sem ferrão. Foto: Coopmel

Com investimento em torno de R$ 300 mil, a Coopmel (Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia em Boa Vista do Ramos), fundada no dia 29 de julho de 2007, vai inaugurar no dia 12 de setembro a sua fábrica de beneficiamento de mel de abelha no município de Boa Vista do Ramos.

O objetivo da implantação da fábrica é viabilizar a produção e comercialização de seus produtos, além de atender exigências do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 Para o presidente da Coopmel, Jair Rodrigues Arruda, a expectativa com a inauguração da fábrica é muito grande, pois, segundo ele, o projeto visa beneficiar os seus cooperados, através da geração e distribuição de renda aos sócios e suas famílias.

Jair Rodrigues declarou ainda que a realização do projeto só foi possível através da ajuda financeira da Ong Nordesta, que liberou recursos para a reforma de toda a estrutura do prédio, adequando-o conforme as normas do Mapa, e também viabilizou recurso para a compra de modernos equipamentos, além da aquisição de um veículo para transportar o mel do porto até as instalações da fábrica, e ainda a ampliação dos meliponários.

O presidente também falou da estruturação, consultoria e capacitação disponibilizada pelo SIstema OCB/Sescoop-AM para a cooperativa e todos os produtores de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) do município, através do Dr. José Merched Chaar, presidente da Fecoop Norte.

“Esse projeto, que agora estar se consolidando, é um sonho de todos os cooperados que começou em 2004 quando começamos a meliponicultora em Boa Vista do Ramos. Enfrentamos muitas dificuldades, mais sempre tivemos a certeza que o resultado seria vitorioso”, relatou o presidente.   

Benefícios - A Coopmel conta atualmente com 55 famílias beneficiadas em 18 comunidades dos municípios de Boa Vista do Ramos e Maués, manejando aproximadamente 3.500 colônias de abelhas indígenas sem ferrão, com perspectiva de produzir até o final do ano cerca de duas toneladas de mel.

O quadro de cooperados é composto, basicamente, por agricultores familiares, oriundos da zona rural, e que vivem em harmonia com a natureza, e também, com as condições ambientais das cheias e vazantes do rio Amazonas e seus afluentes.

Ações do Governo - O governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizou ações, visando beneficiar produtores familiares que exercem atividade de meliponicultura no município de Boa Vista do Ramos. O objetivo foi articular parceria de trabalho entre o Instituto e a Coopmel, para agilizar o beneficiamento do mel produzido no município.

Fontes: OCB/Sescoop-AM