Criado grupo de trabalho para discutir as potencialidades do babaçu de Boa Vista do Ramos

Foto: Reprodução internet
Grupo de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) discutirá os aspectos do cultivo e exploração do Babaçu no município de Boa Vista do Ramos. O deputado estadual Sinézio Campos (PT) foi incluído como um dos participantes. A portaria foi publicada no último dia 9 de abril. O babaçu é um tipo de côco de onde é possível extrair mais de 65 derivados, como o óleo utilizado na culinária, fabricação de cosméticos, medicamentos e ainda biocombustíveis.
A proposta surgiu durante audiência pública realizada no município, com a presença de representantes da prefeitura, câmara municipal, o presidente da Comissão de Geodiversidade da Assembleia Legislativa, deputado estadual Sinésio Campos (PT), Fundação Paulo Feitosa, comunitários que atuam na produção do fruto, Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Sustentável e de Planejamento, Banco da Amazônia, Incra, entre outros órgãos federais, estaduais e municipais.
De acordo com Carlos Carneiro, analista de projetos do Banco da Amazônia, o banco possui uma linha de crédito específica para a exploração sustentável da biodiversidade, entretanto, faltam projetos viáveis e o babaçu de Boa Vista do Ramos despertou a atenção de todos. “Temos total interesse em interagir com o produtor rural e as comunidades coletoras da cidade para que essa atividade se desenvolva social e economicamente”, explicou.
Willys Mariguetti, chefe de produtos florestais não-madereiros da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), considerou a reunião como o primeiro passo para consolidar a atividade econômica em Boa Vista do Ramos. “Acho que a iniciativa do deputado Sinésio é importante, por ter primeiro ouvido a comunidade para validar o projeto e os outros parceiros para consolidar uma proposta que seja economicamente viável para a população e também para a cidade”, analisou.
Segundo Sinésio Campos, o município de Boa Vista do Ramos possui um grande potencial de produção de babaçu. Para poder explorar de forma sustentável o produto, foi necessária a criação de um grupo de trabalho para estudar o caso e mapear o tamanho da potencialidade do município. “A população acolheu muito bem a nossa audiência pública. Todos estão interessados em desenvolver o projeto babaçu, prefeito, vereadores, secretários e o povo sabem do potencial econômico de geração de emprego e desenvolvimento da cidade”, afirmou.
O Grupo de Trabalho tem como atribuição a formulação de diretrizes para a política de implantação do processo produtivo e de manejo sustentável do babaçu em Boa Vista do Ramos.
Fonte: Blog do Marcos Santos