Festival de Verão promete agitar o feriado em Maués

A expectativa é de um público de 20 mil pessoas durante os três dias de festa. As Secretarias de Saúde e Obras planejaram um esquema especial para o evento.
O município de Maués está preparado para receber os visitantes do ‘Festival de Verão’ que acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro, na Praia da Maresia. A logística para o evento já está pronta, afirma o Secretário de Cultura e Turismo, Benedito Teixeira, que destaca o empenho de todas as secretarias envolvidas.  
A expectativa é de um público de vinte mil pessoas durante os três dias de festa com realização de concurso de esportes radicais, pesca ao tucunaré, musa do verão, garota e garoto bronze, os quais são escolhidos entre os visitantes. A disputa dos esportes radicais skate, velocross e wakeboard serão realizadas na av. Antártica, em Maués.
Dia 07 (sábado) a expectativa é para o show do cantor Carlinhos Brown, atração nacional no evento, além de nove bandas locais para os shows alternativos. O Festival de Verão tem a parceria do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e AMBEV.
Saúde e proteção durante o festival
Todas as secretarias municipais criaram um plano de trabalho a serem realizados nos dias do Festival de Verão. A Secretaria Municipal de Saúde realizará ações de prevenção da saúde oferecendo serviços básicos e hospitalares. A saúde agirá com equipes da vigilância sanitária, epidemiológica, prevenção e promoção de DSTs, serviços de ambulância para urgências e emergências e transporte para o hospital.
A vigilância sanitária atuará orientando os visitantes que chegam ao porto a respeito do destino do lixo e cuidados com a alimentação. Para os dias da festa, também serão feitas ações para o cadastro de vendedores ambulantes, assim como manipuladores de alimentos e barracas com a distribuição de kits.
As equipes de vigilância epidemiológica já realizaram nos dias 29 (quinta-feira) e 30 (sexta-feira) de agosto a ação de borrifação para prevenção da dengue nas ruas próximas da praia. Também será feita a distribuição de preservativos e panfletos educativos durante o período da festa.
Obras
A Secretaria de Obras realizou a limpeza da praia, melhorias na rampa de acesso ao local do evento, iluminação, podas de árvores e pintura da cidade. Além disso, a secretaria manterá uma equipe de 30 pessoas para os serviços de limpeza da Praia da Maresia.
A Secretaria de Produção e Abastecimento assegura que a cidade está abastecida de hortifrutigranjeiros, carnes e pescado para atender a demanda dos visitantes e moradores. O administrador do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Edmilson Rocha, informou que nesta segunda-feira (02) iniciou uma operação para recuperar bombas e aumentar a capacidade de água para o consumo nos três dias de festival.
Segurança
A Polícia Militar de Maués confirmou a chegada de 51 militares de Manaus que foram deslocados para a segurança do Festival de Verão. De acordo com o tenente Jonas Carvalho do 10° Comando da PM, os militares chegam a Maués no dia 04 (quarta-feira) e ficarão alojados na Escola Santina Filiziola. As equipes realizarão o patrulhamento na praia durante o dia e a noite e terão viatura de apoio patrulhando a cidade para cobrir as ocorrências. Também foram confirmados dez homens do Corpo de Bombeiros que virão de Manaus para assegurar a tranquilidade no andamento do festival.
FONTE: Acrítica