Maués fatura título no vôlei de praia feminino juvenil dos Jea’s

O Município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) mostrou sua força no torneio feminino juvenil de vôlei de praia da 36ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s). Com a dupla Maíra Raquel/Nagly Silva inspirada, a Escola Estadual São Pedro conquistou o bicampeonato da competição e vai representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, em Belém, no mês de novembro. A final aconteceu no novo CT de vôlei de praia da Vila Olímpica de Manaus, nesta quinta-feira, 9 de agosto.
Maíra (2º ano do Ensino Médio) e Nagly (3º ano), ambas de 17 anos, venceram quatro jogos no torneio. O mais difícil, segundo elas, foi a semifinal contra Clícia/Hergllen vencida por 21 a 19. Na decisão, as meninas da “Terra do Guaraná” venceram Jomara/Celeste, de Urucurituba, por 2 sets a 0 (18/8 e 19/17).
“Foi um campeonato bem mais difícil que o do ano passado, mas conseguimos nos superar, principalmente na semifinal que foi um jogo mais duro e com adversárias mais experientes”, comentou Maíra, que em 2012 fazia dupla com Aldria.
Para o técnico de Maués, professor Márcio Sicsu, o desafio agora é fazer uma preparação física e técnica com objetivo de obter um bom resultado na etapa nacional.
“Novamente Maués mostrou sua força no vôlei de praia. Agora é voltar para a cidade e estabelecer um cronograma de treinamento para os Jogos Escolares da Juventude”, comentou o treinador, que no mês de julho fez uma semana de qualificação no Centro de Treinamento de Voleibol da CBV, em Saquarema (RJ).
Sobre os jea’s
Organizados pelo Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), os JEA’s reunirão 15 mil estudantes-atletas de 12 a 17 anos no período de 1 a 10 de agosto, em Manaus. Eles representam 320 escolas (estaduais, municipais e federais) de 31 municípios.  A disputa acontece em 34 modalidades, sendo sete voltadas para Pessoas com Deficiência (atletismo, natação, goalball, estafeta, futsal, handebol e tênis de mesa).
Jogos escolares da juventude
Os JEA’s servem como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, evento organizado anualmente pelo Comitê Olímpico (COB) e que este ano acontecerão em Natal (12 a 14 anos, de 5 a 14 de setembro) e Belém (15 a 17 anos, de 7 a 16 de novembro).
FONTE: Acrítica