MP-AM incentiva estudantes de Maués


No final do mês de dezembro de 2012, após o término regular do ano letivo, o Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio da Promotora de Justiça Yara Marinho, em parceria com o Conselho Tutelar Municipal, idealizou e instituiu o Primeiro Campeonato de Soletração de Maués, também conhecido como “Soletrando de Maués”.

O evento envolveu todas as escolas da rede municipal e estadual, que realizaram disputas internas para definir o melhor aluno da escola em soletração, que estivesse entre o 5º e 9º ano, para que fosse o representante da escola.
No dia 11 de dezembro de 2012, ocorreu a grande final no ginásio Leão Martineli. Todos alunos das escolas participantes se dirigiram em passeata até o local do evento, onde, de forma organizada se dividiram em torcidas. Os alunos participantes foram avaliados por uma banca examinadora formada por professores do curso de letras da UEA e do IFAM. Todas as Escolas e alunos que participaram do campeonato receberam o Certificado de Participação. As escolas vencedoras ganharam troféus e os alunos vencedores ganharam netbooks ofertados pela Promotora de Justiça, Yara Marinho e pelo Delegado  Mário Melo.

Segundo a Promotora de Justiça, o evento visa despertar o interesse dos alunos para conhecer novas palavras da língua portuguesa, observando a ortografia das mesmas, incentivar uma disputa sadia entre as escolas, diminuir o crescente índice de evasão escolar, além de proporcionar uma melhor relação de zelo e respeito entre pais, alunos e professores, uma vez que todos se uniram para alcançar o melhor resultado possível na disputa. "O evento serviu para apresentar aos discentes as diversas funções do Parquet, desmistificando a figura do Promotor Justiça como sendo aquela que somente oferta a ação sócio educativa em desfavor dos adolescentes. Fiquei muito satisfeita com o resultado do evento porque mobilizou positivamente toda a sociedade, que tem diariamente tem procurado o Ministério Público para parabenizar pela criação do evento e buscar informações sobre a data da próxima edição", concluiu.
Fonte: MP/AM