Anatel prestará contas na CCT sobre serviço de telefonia

O presidente da Anatel, João Batista de Rezende, voltará à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), no próximo dia 12, para prestar contas sobre as ações de fiscalização do órgão em relação ao cumprimento dos planos de trabalho propostos pelas operadoras de telefonia para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos consumidores. A nova visita foi prometida por Rezende, no mês de agosto, durante audiência pública realizada pela Comissão no dia 8 daquele mês.
Além do presidente da Anatel, estará na Comissão o presidente executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy, para apresentar as providências tomadas pelas empresas para melhorar os serviços de telefonia móvel, motivo de reclamações de consumidores de todo Brasil, conforme relatos feitos por meio de vários canais de comunicação com o Senado.
A realização da audiência foi solicitada pelo presidente da CCT, senador Eduardo Braga (PMDB/AM). Para ele, a oitiva é uma oportunidade para que o Senado e toda a sociedade saibam o que está sendo feito para resolver os problemas como interrupção de chamadas, má qualidade de ligações e ausência de sinal das operadoras em locais onde são pagos para funcionar.
“É a oportunidade ideal para que possam ser apresentados novos e adicionais esclarecimentos pela Anatel e operadoras, tudo com o objetivo de garantir a prestação de um serviço de qualidade aos usuários e também para que não surjam surpresas negativas durante os grandes eventos que serão realizados no Brasil em breve, disse Braga”.
Histórico
O comprometimento das operadoras em fazer investimentos para melhorar o serviço de telefonia em todos os estados brasileiros ocorreu após a Anatel, pressionada por milhares de reclamações de consumidores, multar e suspender a venda de chips da OI, Claro e TIM. Com a suspensão, as empresas se comprometeram a investir cerca de R$ 20 bilhões nos próximos quatro anos, sendo R$ 4 bilhões de investimento ainda em 2012. São esses investimentos que as operadoras terão que detalhar na próxima reunião da CCT.
Participação Popular
A audiência pública do próximo dia 12/12 também será aberta à participação popular pelos canais do Alô Senado: telefone (0800-612211), pelo site do serviço Alô Senado, pelo Twitter (@alosenado) e pelo Facebook.

As manifestações dos cidadãos serão encaminhadas à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e também para a ANATEL e ao Ministério das Comunicações.
Assessoria de Imprensa