Novos concursos abrem vagas na Seduc e Suframa

Em Brasília, vai a votação na Câmara dos Deputados a Medida Provisória 578/2012, que cria 89 novos cargos na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Abertura de vagas via concurso traz efeitos positivos para os cursinhos (Bruno Kelly)

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), aprovou nesta quinta-feira (22) o Projeto de Lei (PL) nº 092/2012, oriundo da mensagem do Governo do Estado, que cria 9.637 vagas entre merendeiros e professores com carga horária de 20h e 40h.
Em Brasília, vai a votação na Câmara dos Deputados a Medida Provisória 578/2012, que cria 89 novos cargos na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Seduc
A aprovação do PL nº 092/2012 pela ALE-AM permite a execução de um novo concurso para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) previsto para 2013. No total são 1,3 mil cargos de merendeiros, 6.786 cargos de professor de 20h e 1.551 cargos para professor de 40h. .
O presidente da Comissão de Educação e Cultura da ALE-AM, deputado Sidney Leite (DEM), comemorou a aprovação que busca minimizar o problema da falta de professores efetivos, principalmente no interior do Estado. “Hoje (ontem) é um dia de muitas conquistas para a área da Educação no Amazonas. Nós temos uma demanda reprimida que foi aumentando ao longo dos anos com a contratação de professor sem concurso público, enquanto há um clamor pela estabilidade desses profissionais e pelo investimento correto para trabalharmos a educação na plenitude”, destacou Sidney Leite.
Com a aprovação, afirma o parlamentar, será possível trabalhar uma qualificação continuada do professor por meio de um amplo programa de qualificação da Seduc, além de sanar o problema da instabilidade dos professores contratados e, assim, melhorar as condições de trabalho para esses profissionais.  
Suframa
A Câmara dos Deputados deverá votar ainda este ano a Medida Provisória 578/2012 que, entre outras atribuições, cria 89 vagas na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). 
O texto da Medida Provisória que será votado na Câmara – e, em seguida, pelo Senado – foi aprovado ontem  na Comissão Especial Mista que analisou a matéria.
As vagas são para o cargo de Analista Técnico-Administrativo, de nível superior, e com regras de contratação de acordo com o previsto no Plano Especial de Cargos da Suframa.
“Essa é uma medida importante para melhor a estrutura e dar mais fôlego ao trabalho realizado pela Suframa”, defendeu o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB) após a votação do relatório do senador Benedito de Lira (PP/AL) na Comissão Especial.
Fonte: Acrítica