Transporte de urnas para o interior custará R$ 900 mil para o TRE-AM

A 34 dias para as próximas eleições, marcadas para o dia 7 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) começa, nesta segunda (3), o transporte das urnas eletrônicas para os municípios do interior do Estado. Toda essa logística, a ser concluída até duas semanas antes do pleito, custará, aproximadamente, R$ 900 mil.


Embora o TRE, por meio da assessoria de comunicação, tenha divulgado o custo do transporte das urnas eletrônicas, o nome da empresa especializada e responsável pelo trabalho não foi anunciado.



O Amazonas possui 7,5 mil urnas eletrônicas para 6,6 mil seções eleitorais. Para o transporte das urnas eletrônicas, o Estado é dividido em 12 municípios polos, chamados de 'polos de carga', que recebem os equipamentos e materiais para as eleições e os distribui entre os municípios vizinhos.



O maior polo é o de Manaus, que atende a outros 26 municípios — entre eles Careiro, Iranduba, Manaquiri, Rio Preto da Eva, Novo Airão e Tapauá — e os menores são os polos de Maués, que abrange também o município de Boa Vista do Ramos, de São Gabriel da Cachoeira e os Itinerantes A (municípios de Coari e Codajás), B (Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga) e C (Autazes e Presidente Figueiredo).



Após chegarem até os polos, as urnas eletrônicas serão carregadas com o nome e número de todos os candidatos dos municípios correspondentes e enviadas para as zonas eleitorais até o dia do pleito.



As urnas eletrônicas ficam sob a responsabilidade do cartório eleitoral do respectivo polo e, posteriormente, da respectiva zona eleitoral com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Fonte: Em Tempo