Candidato de Boa Vista do Ramos é o primeiro barrado pela Ficha Limpa no Amazonas



O ex-prefeito de Boa Vista do Ramos, Elmir Lima Mota (PSC), está fora da disputa pelo Executivo do município. Ele teve o registro impugnado pelo Ministério Público Eleitoral e indeferido pelo juiz eleitoral de Boa Vista do Ramos.

A dez dias do primeiro turno das eleições, ele é o único candidato no Estado a ser barrado neste pleito, até o momento, pela Lei da Ficha Limpa.


Elmir recorreu do indeferimento ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), mas durante a sessão de ontem o relator-substituto do recurso, desembargador Domingos Chalub, manteve a decisão anterior.


"Ele (Elmir) sofreu impeachment e não há nem como ser candidato. Podemos até dizer que ele é o único até agora barrado pela Lei da Ficha Limpa, não há brecha para o caso dele", argumentou Chalub.


O ex-prefeito foi barrado pela Lei da Ficha Limpa (lei complementar 135/2010) por ter tido o mandato cassado em fevereiro deste ano pelo Legislativo de Boa Vista do Ramos e por ter sido condenado por improbidade administrativa. Em dezembro de 2011 - à época à frente da prefeitura -, ele foi flagrado pagando R$ 100 mil em espécie para o ex-vereador Joaquim Teixeira (PSC) como pagamento pelo seu mandato.


À ocasião, o então prefeito necessitava de um voto favorável para aprovação de uma matéria na casa e com a renúncia do vereador Teixeira assumiria um aliado seu na vaga deixada.


No vídeo divulgado anonimamente no canal da internet Youtube, o parlamentar aparece recebendo o dinheiro e o guardando na cueca após contar a quantia durante uma transação realizada no escritório do ex-advogado da prefeitura, em Manaus.

Fonte: Em Tempo