Governo Federal já liberou cerca de 17 milhões para municípios amazonenses afetados pela última enchente



O Ministério da Integração Nacional publicou nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial da União (DOU), a liberação de aproximadamente R$ 1,8 milhão para as prefeituras dos municípios de Careio da Várzea, Manaquiri e Nova Olinda do Norte. Os recursos são para atender, em caráter emergencial, vítimas da última enchente, considerada a maior da história e que atingiu praticamente todos os municípios amazonenses.
Com a liberação de hoje, chegam a quase R$ 17 milhões os recursos disponibilizados pelo governo federal para esse fim. O dinheiro foi prometido pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, ao senador e líder do Governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM).
“As águas já baixaram e o pior já passou, mas os municípios precisam de ajuda para pagar as despesas feitas para socorrer moradores que perderam tudo e foram atingidos pela enchente. Levamos esse pleito à presidenta Dilma, que repassou o pedido para o ministro Bezerra e, graças à sensibilidade do governo federal com essa tragédia, os recursos estão sendo liberados”, disse Braga.
Beneficiados – Além dos três municípios citados, o Ministério da Integração Nacional já fez o repasse para os municípios de Amaturá, Anamã, Anori, Autazes, Barreirinha, Boa Vista dos Ramos, Borba, Caapiranga, Canutama, Carauari, Careiro, Codajas, Eirunepé, Envira, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Ipixuna, Japurá, Juruá, Lábrea, Manacapuru, Maués, Nhamundá, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé e Urucurituba.  
Ainda aguardam o recebimento da ajuda os municípios de Alvarães, Atalaoa do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Beruri, Boca do Acre, Coari, Fonte Boa, Guajará, Jutaí, Maraã, Novo Airão, Parintins, Pauini, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tapauá, Tonantins, Uairini e Urucurá. Em alguns casos, o ministério aguarda o envio da documentação necessária para a liberação dos recursos. Em outros, aguarda-se apenas a publicação de portaria no DOU, o que deve ser feito nos próximos dias.
Os recursos foram repassados diretamente às prefeituras, que tiveram de criar ou reestruturar suas coordenadorias de defesa civil para estarem aptas a receber a ajuda. De acordo com o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Jair Souto, a verba será utilizada para pagar despesas com alimentação, transporte, aluguel de imóveis, além de compra de madeira, combustível e remédios.
“Além desses recursos, que serão utilizados para as despesas feitas para atendimento emergencial das famílias afetadas, temos outro enfrentamento, que é ajudar as famílias a reconstruírem suas vidas. Por isso estamos contatando a Secretaria Estadual de Produção, por exemplo, atrás de crédito emergencial para quem perdeu tudo por causa da enchente”, explicou.
Assessoria de Imprensa