Governo contabiliza 1,5 milhões de atendimentos nos PACs

Ao todo, foram prestados mais de 3 milhões de serviços, se contabilizado que houve pessoas que solicitaram mais de um serviço nas unidades do PAC.

A Ouvidoria Geral do Estado do Amazonas contabiliza mais de 1,5 milhões de atendimentos nas oito unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) nesses seis primeiros meses de 2012. O órgão do Governo do Amazonas, responsável pela administração dos PACs, aponta que grande parte do atendimento foi para os Kits Cidadão, que inclui a emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e alistamento militar. 

Nos serviços de atendimento para receber reclamações, esclarecer dúvidas, orientar e encaminhar demandas, a Ouvidoria registrou um aumento de 80% na procura em relação, a este mesmo período, ao ano passado.

Ao todo, foram prestados mais de 3 milhões de serviços, se contabilizado que houve pessoas que solicitaram mais de um serviço nas unidades do PAC. Somente em Kits Cidadão, foram 107.995 atendimentos.

Os PACs de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) e de Parintins (a 369 quilômetros) contribuíram para a expansão dos atendimentos. Na unidade de Manacapuru, que recebe demandas também de cidades como Iranduba, Novo Airão, Manaquiri, Anamã, Beruri e Caapiranga, foram atendidas cerca de 31 mil pessoas. O PAC de Parintins,, contabilizou cerca de 63 mil atendimentos, incluindo pessoas dos municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará.

Orientação
Nesses seis meses, a Ouvidoria registrou 3.650 contatos feitos por cidadãos para realizar reclamações, tirar dúvidas e solicitar orientação e encaminhamentos. A maior beneficiária desses serviços foi a população carente que recorre com mais frequência ao Disk Cidadão (0800-2682300). De acordo com a estatísticas da Ouvidoria, o retorno aos usuários foi de 93,7%, não recebendo retorno somente aqueles que não deixam contatos para uma resposta.

Para a ouvidora-geral, os resultados são reflexos da meta governamental de Omar Aziz, que assegura instâncias de diálogo e participação popular na gestão. O cidadão recorre ao Governo, através da Ouvidoria, para sugerir, denunciar, buscar informações, reclamar ou elogiar, tendo a oportunidade de acompanhar os encaminhamentos dados à sua manifestação até a resposta final.

Fonte: Acrítica