Governo antecipa 13º salário para 93 mil servidores estaduais

A primeira parcela é liberada sem a dedução dos impostos, o que só acontece na segunda parcela paga no último bimestre do ano.
Manaus - O Governo do Amazonas antecipa a primeira parcela do 13º salário para 93 mil servidores públicos ativos e inativos. O pagamento de 50% do salário será feito na quinta-feira (26) e sexta-feira (27) para os grupos de servidores dos órgãos da administração estadual. O adiantamento vai injetar cerca de R$ 105 milhões na economia amazonense nos próximos dias.
O pagamento antecipado é uma determinação do governador Omar Aziz. A primeira parcela é liberada sem a dedução dos impostos, o que só acontece na segunda parcela paga no último bimestre do ano. Os contracheques dos servidores estão disponíveis para visualização no Portal do Servidor do site da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) – www.portaldoservidor.am.gov.br.
Pelo calendário especial de pagamento do 13º salário para o funcionalismo público estadual, os servidores ativos enquadrados nos grupos I, II, III e IV, composto por aposentados, pensionistas, policiais militares, servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), entre outros recebem a parcela na quinta-feira. Os servidores enquadrados nos grupos que vão do V ao VII, formado por servidores das demais secretarias, receberão na sexta-feira.
Segurança
A Polícia Militar vai reforçar o policiamento nas proximidades de agências bancárias e no comércio varejista para aumentar a segurança da população no período. Policiamento motorizado e a pé será montado em diversos pontos da cidade ao longo dos dois dias de pagamento aos servidores estaduais.
Composição dos Grupos
I– Aposentados, pensionistas especiais, servidores do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (capital e interior), e funcionários do interior do Estado das Superintendências de Habitação (Suhab) e de Navegação Portos e Hidrovias (SNPH), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e das Secretarias de Assistência Social, de Educação, de Fazenda, de Justiça e Cidadania e de Saúde.
II– Unidades Educacionais da Seduc: São Jorge, Praça 14, Educandos, Alvorada I, São Francisco, Cachoeirinha, Centro II, São Geraldo, Japiim, São Raimundo e Alvorada II.
III– Unidades Educacionais da Seduc: Aparecida, Centro I e III, Parque 10, Betânia, Cidade Nova I e II, Ajuricaba, Compensa, Coroado, São José e Sede.
IV– Susam (capital).
V– Escritório de Representação em Brasília, Detran, Polícia Civil e Secretarias de Meio Ambiente, de Administração, de Articulação de Políticas Públicas, de Assistência Social, de Cultura, de Ciência e Tecnologia, de Fazenda, de Esporte, de Justiça, de Planejamento, de Produção Rural, de Trabalho, de Política Fundiária e de Segurança Pública.
VI– Arsam, Cetam, Fapeam, FCecon, Fundo Estadual de Habitação, Fundação Hospital Adriano Jorge, Hemoam, Fundação de Medicina Tropical, Fundação Alfredo da Matta, Funtec, Fundação Vila Olímpica, Fundação de Vigilância em Saúde, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas, Imprensa Oficial, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas, Instituto de Terras do Amazonas, Junta Comercial do Amazonas, Secretaria para Povos Indígenas, SNPH, Suhab e UEA.
VII – Agência de Comunicação do Amazonas, Casa Civil, Casa Militar, Controladoria Geral do Estado, Comissão Geral de Licitação, Defensoria Pública, Escritório de Representaçãoem São Paulo, Gabinete da Vice-governadoria, Ouvidoria, Procuradoria Geral do Estado, Unidade Gestora do Prosamim e Secretarias de Governo, de Infraestrutura, da Região Metropolitana de Manaus.
Fonte: D24am