Serviço público de saúde no Amazonas é um dos piores do Brasil

O Amazonas teve o sexto pior desempenho na avaliação da qualidade dos serviços públicos de saúde feita pela Caravana Nacional da Saúde 2012, coordenada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O Estado obteve 5,2 pontos de uma escala de 0 a 10.

Para fazer o levantamento dos dados, representantes do CFM percorreram sete cidades com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Estado para avaliar as condições locais das unidades de saúde, fiscalizar hospitais e buscar junto à comunidade as percepções sobre nos serviços.

Segundo o coordenador da Comissão de Ações Sociais do CFM, Henrique Batista e Silva, a iniciativa é um projeto-piloto. "Estamos empenhados para que no ano que vem o número de Estados percorridos aumente", salientou.

No Amazonas os municípios visitados foram: Anamã (a 165 quilômetros de Manaus), Anori (a 195 quilômetros de Manaus), Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus), Beruri (a 173 quilômetros da capital), Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus), Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus) e Manaquiri (a 60 quilômetros da capital).
Segundo Henrique Batista, as caravanas confirmaram que o investimento em saúde não é prioridade na maioria dos municípios. Isso fez com que a avaliação da população para os serviços disponíveis fosse baixa.

Em contrapartida, o secretário de Saúde do Amazonas e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Wilson Alecrim, informou, por meio da assessoria, desconhecer o conteúdo do relatório divulgado pelo CFM.

Ele afirmou que teve acesso apenas às informações divulgadas nos veículos de comunicação. Segundo ele, a pesquisa é um documento que não tem metodologia científica para a coleta dos dados e para conclusões mais adequadas.

Para ele, a pesquisa elegeu como ponto de partida o IDH, e no Amazonas, o município com o pior índice, Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus), não foi visitado pelo CFM.

Fonte: Em Tempo