ALEAM realizará assembleia itinerante em Parintins para ouvir reivindicações da população

Na reunião estarão presentes além dos deputados estaduais, representantes e autoridades dos municípios de Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará.

Foto arquivo Em tempo
A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) estará no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), na 14ª Assembleia Itinerante, dia 16 de março, para ouvir as principais reivindicações dos moradores da Região do Baixo Amazonas. O objetivo é aumentar a proximidade entre o cidadão e o Poder Legislativo, além de direcionar os trabalhos da Casa Legislativa para melhor atender aos anseios da população.

Na reunião estarão presentes além dos deputados estaduais, representantes e autoridades dos municípios de Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará.

A 14ª Assembleia Itinerante tratará de temas como Segurança Pública, Empreendedorismo, Direitos Humanos, Esporte e Lazer, Telefonia, Reciclagem e preservação do Meio Ambiente, exploração de calcário, Saúde, Educação, entre outros assuntos que forem demandados pela população local.

Comissões e temas
As Comissões de Ciência e Tecnologia (presidida pelo deputado estadual José Ricardo Wendling – PT); Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável (Luiz Castro – PPS); Assuntos Municipais (Tony Medeiros – PSL); Transporte, Trânsito e Mobilidade (Marcelo Ramos – PSB) e Constituição Justiça e Redação (Belarmino Lins – PMDB) realizarão uma Audiência Pública, em conjunto, para tratar do Polo de Reciclagem e do desenvolvimento de tecnologias para destinação dos resíduos sólidos na região, além de abordarem também a situação em que se encontra o Aeroporto de Parintins.

A Comissão de Gestão e Serviços Públicos da ALEAM, presidida pelo deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PSD), tratará dos problemas referentes à telefonia na Região do Baixo Amazonas, enquanto que a de Educação e Cultura (Sidney Leite – DEM), abordará a aplicabilidade e implantação do Novo Plano Nacional de Educação (PNE).

A Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia, presidida pelo deputado Sinésio Campos (PT), tratará da exploração do Calcário na região e a Comissão de Finanças Públicas (Adjuto Afonso – PP) realizará uma encontro com empresários locais, além de abordar questões relacionadas ao empreendedorismo. 

O deputado Cabo Maciel (PR), que preside a Comissão de Segurança Pública da ALEAM, estará abordando esse tema junto aos representantes dos municípios do Baixo Amazonas, incluindo Parintins (sede da 14ª Reunião Itinerante da ALEAM), Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará.

Também estarão em Parintins as Comissões de Esporte e Lazer (Fausto Souza – PSD); Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Indígenas (Wilson Lisboa – PC do B) e Comissão da Mulher e das Famílias (Conceição Sampaio – PP).

Interiorização
 O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), afirmou que o objetivo da realização do evento é o de interiorizar as ações do Poder Legislativo e aproximá-lo da sociedade.

“Conforme nosso compromisso parlamentar firmado com a população do Amazonas, vamos reunir todas as propostas e reivindicações, que serão apresentadas pelas lideranças regionais para que elas possam servir como base para a definição de políticas públicas em diversas áreas, como Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Saúde, Educação, Agricultura, Transporte, Saneamento Básico, Telefonia, Habitação, entre outras”.

Fonte: Acrítica