UEA divulga locais de provas do vestibular para sabatistas

Os 265 sabatistas candidatos a uma das 5.060 vagas para os cursos de graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) terão condições especiais para fazer as provas do concurso vestibular no próximo sábado, dia 10.

As pessoas que por motivo religioso guardam o sábado para orações responderão ao caderno de provas do primeiro dia em horário diferenciado, com início às 19h10, mas deverão respeitar o horário oficial de chegada ao local divulgado para todos os candidatos.

Os candidatos devem estar nas escolas onde farão as provas até às 12h50, tanto na capital quanto no interior do Amazonas, horário em que os portões serão fechados. “Depois disso nenhum candidato terá acesso ao seu local de prova”, alerta o presidente da Comissão de Ingresso da UEA, André Zogahib.

Zogahib explica que o rigor no horário de fechamento dos portões é fundamental para a segurança do concurso. “Não haveria como analisar casos de atraso. Seria impossível e abriria um precedente perigoso para irregularidades”, analisa o presidente da Comissão de Ingresso, afirmando que a universidade tomou todos os cuidados na divulgação das datas importantes. “Além disso, o calendário estabelecido para o vestibular 2011 para acesso em 2012 cumpriu todas as etapas previstas no planejamento inicial. Não há porque complicar um processo que deve ser simples e com direitos iguais para todos os candidatos, na capital e no interior”.

Alocados em salas específicas, os sabatistas irão esperar o momento de iniciar as provas e terão o mesmo tempo que os demais.

Segundo o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, é a primeira vez que a universidade cria condições diferenciadas para os guardadores de sábado que, ao fazerem sua inscrição, puderam solicitar salas especiais mediante a apresentação de documento da instituição religiosa a que pertencem. “A UEA mobilizou toda sua estrutura para atender da melhor forma possível os candidatos da capital e do interior”, revela o reitor afirmando que a determinação do governador Omar Aziz é de que todas as secretarias se mobilizem para que o vestibular 2011 garantam segurança e tranqüilidade aos mais de 56 mil candidatos a cerca de 5 mil vagas.

No domingo, os guardadores de sábado fazem a prova no mesmo horário dos outros participantes. As provas do vestibular 2011 acontecerão no próximo final de semana, dias 10 e 11 de dezembro.

Estrutura especial

No sábado, dia 10, os candidatos sabatistas ficarão confinados nas salas onde farão a prova, podendo conversar e interagir com os seus colegas também desta condição especial, até o início do exame, desde que não atrapalhem, em hipótese alguma, os demais candidatos.

O candidato sabatista poderá levar alimentos e água na quantidade que considerar necessária.

No local de confinamento, mesmo antes do início da prova, os candidatos não poderão portar material de estudo e aparelhos eletrônicos em geral, como telefone celular, relógios, pager, notebook, tablet ou similares.

A prova será aplicada às 19h10. Iniciado o exame, todos os procedimentos serão idênticos àqueles aplicados aos demais candidatos. No domingo, dia 11, os sabatistas farão a prova no horário e condições dos demais concorrentes, no mesmo local do primeiro dia.

Em Manaus os candidatos sabatistas farão as provas na Escola Estadual Professora Leonor Santiago Mourão, no Conjunto Manauense. No interior, as provas do vestibular serão aplicadas em 19 cidades.

Lista de cidades e escolas do interior do Amazonas no vestibular 2011 da UEA

Cidade - Escola

Apui: Escola Estadual Prof. Gilberto Mestrinho.

Barreirinha: Escola Estadual Profa. Maria Belém.

Boca do Acre: Núcleo de Ensino Superior de Boca do Acre.

Carauari: Núcleo de Ensino Superior de Carauari.

Careiro da Várzea: Escola Estadual Coronel Fiuza.

Coari: Universidade do Estado do Amazonas – Coari.

Eirunipé: Núcleo de Ensino Superior de Eirunepé.

Humaita: Núcleo de Ensino Superior de Humaitá.

Iranduba: Escola Estadual Isaias Vasconcelos.

Itacoatiara: Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara.

Itapiranga: Escola Estadual Amazonino Armando Mendes.

Manicoré: Núcleo de Estudos Superior de Manicoré.

Maués: Núcleo de Ensino Superior de Maués.

Nova Olinda do Norte: Escola Estadual José Paula de Sá.

Parintins: Centro de Estudos Superiores de Parintins.

Presidente Figueiredo: Escola Estadual Maria Calderaro.

Rio Preto da Eva: Escola Estadual Rio Preto da Eva.

Tefé: Centro de Estudos Superiores de Tefé.

Urucurituba: Escola Estadual Maria Arruda.

Fonte: Amazonas Notícias