Projetos expandem produção do guaraná e aumentam renda

Manaus - O Sebrae no Amazonas apresenta os resultados finais de dois projetos que, durante três anos, apoiaram e levaram conhecimentos técnicos, mercadológicos e gerenciais a dezenas de produtores rurais de guaraná da região do médio e baixo Amazonas.

A área trabalhada envolve os municípios de Maués, Barreirinha, Nhamundá, Urucará, Boa Vista do Ramos, Parintins e São Sebastião do Uatumã. Os projetos são Cultura do Guaraná no Baixo e Médio Amazonas e Implantação do Selo de Indicação Geográfica do Guaraná de Maués.

De acordo com dados apresentados pelo gestor dos projetos no Sebrae no Amazonas, Jorge Hayden, os ganhos financeiros dos produtores participantes do Cultura do Guaraná no Baixo e Médio Amazonas aumentaram em 52,9%, na comparação com o rendimento médio verificado no início do projeto, em 2009, que era de R$ 4.466,80 por agricultor. O rendimento médio verificado por meio de pesquisa no primeiro semestre deste ano foi de R$ 6.829.

Cursos
Entre as principais ações, a maioria delas realizadas em Maués (a 268 km de Manaus) e Urucará (a 270 km da capital do estado), estão a aquisição de 30 mil mudas da espécie, realização em 2011 de ao menos 30 cursos nas áreas de gestão do negócio rural, associativismo, cooperativismo, artesanato, gastronomia e processamento do guaraná. Estes dois municípios reúnem as mais extensas culturas da fruta

Outros resultados de destaque ficam com a ampliação em 20% das áreas plantadas de guaraná e o aumento em mais de 50% do rendimento financeiro dos agricultores na comercialização do produto.

“Quando comecei a fazer parte do projeto do Sebrae, minha área plantada era de três hectares. Agora, depois de vários cursos, estamos plantando em cinco”, comemora o produtor rural José Luiz Medeiros, de 61 anos. Ele foi um dos participantes do evento de apresentação dos resultados dos projetos, na terça-feira (13), em Maués.

“Ao longo desses três anos, o Sebrae tem sido nosso principal parceiro na cultura do guaraná. Alcançamos muitos resultados e estamos melhorando continuamente”, destaca o secretário de produção rural de Maués, Luiz Antônio.

Indicação Geográfica

Jorge Hayden informa que o projeto de implantação da Indicação Geográfica (IG) também apresentou bons resultados, embora o objetivo final, a obtenção do selo, não tenha ocorrido. “A IG é um processo complexo e demorado. Temos que seguir normas e padrões de produção para que o órgão competente possa conceder o selo”, assinala.

Ainda de acordo com o gestor, os resultados deste projeto envolveram a elaboração do dossiê histórico da cultura do guaraná feito pela especialista Etelvina Garcia, a realização de dois seminários sobre IG, a elaboração de um plano de comunicação e marketing para criação oficial da logomarca do Selo.

O Sebrae no Amazonas conta com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. De 2012 a 2014, por conta da parceria, haverá ações no projeto Território da Cidadania no Baixo e Médio Amazonas.

Serviço
Sebrae no Amazonas - (92) 2121.4991 - www.am.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: To sabendo